Blog das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Fernando Namora . Um sítio para informar, divulgar, formar, partilhar, aberto a toda a comunidade educativa e não só...
Um pequeno vídeo para relembrar o 25 de abril 1974. "E depois do Adeus", canção que serviu de primeira senha à revolução. (letra: José Niza; música: José Calvário; interpretação: Paulo de Carvalho)
"A única arma de combater a violência é a inteligência" "A violência está a acabar ... Acabar com os nossos amigos, os nossos parentes, a nossa paz."
"Constrói o amor e promove a não violência": para sensibilizar a comunidade escolar da ESFN para a prevenção dos maus tratos na infância e na juventude, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial distribuiram, no dia 19 de abril, laços azuis; colocaram em cada sala de aula e nos espaços exteriores frases alusivas ao tema.
Os alunos do Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial abraçaram a causa “Abril - Mês da prevenção dos maus tratos na infância e juventude”, patrocinada pela Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR) e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Amadora (CPCJA). Visita o site do Portal da Educação da Câmara Municipal da Amadora e conheça a história do “Laço Azul” e as diversas iniciativas das escolas da Amadora.
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e, por decisão da UNESCO, a 23 de
Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os
vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como
Cervantes e Shakespeare. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23
de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais
recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários
países do mundo.
No dia 24 de abril, os alunos da ESFN partiparão na 3ª edição do concurso CiênciaNamora.
Neste concurso, as equipas terão que, em cada posto do percurso, responder às questões ligadas às disciplinas de Matemática, Fisico-Química, Ciências Naturais, Tecnologias de Informação e Comunicação.
Para apresentar a nossa biblioteca, escolhemos um texto de um aluno do 9º ano que testemunha que a biblioteca é um local imprescindível numa escola.
"A biblioteca da minha escola é um dos sítios onde passo a maioria das
minhas tardes livres. O sítio onde os professores me ajudam a encontrar o
livro que quero. Um lugar calmo, relaxante. Se eu podia viver sem a biblioteca
da minha escola? Podia, mas não seria a mesma coisa."