Pesquisar neste blogue

domingo, 23 de abril de 2017

Cada vez se lê menos em Portugal? A sério? - Visão

MAIS, MAIS, MAIS: LIVROS, BIBLIOTECAS E LEITORES

Os portugueses lêem cada vez menos, ou cada vez mais? Se nos ativermos à opinião pública, normalmente as gerações mais idosas dizem «cada vez menos» e as mais jovens... talvez também digam «cada vez menos». Será? Bom, não sabemos ao certo. Mas podemos dar uma pista: em 1960, nas bibliotecas públicas portuguesas, havia 108 utilizadores por cada 1000 habitantes. Em 1990, esse número subira para 146/1000. Em 2000, 688/1000. E em 2003, o último ano para que temos dados, já eram 826/1000. Claramente, pelo menos, há cada vez mais portugueses a visitarem as bibliotecas públicas.
Leiam o artigo completo da Visão

Dia Mundial do Livro associa-se aos 150 anos da abolição da pena de morte

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Este ano associa-se aos 150 Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal.
Esta data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em abril de 1616.
Em 2017, e porque se comemoram os 150 Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal http://150anosdaabolicaodapenademorteemportugal.dglab.gov.pt/, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas quis relacionar o Dia Mundial do Livro com esta efeméride, incitando à leitura e celebrando o livro como um hino à vida .
O cartaz, um cartoon com conceção e design da ilustradora e cartoonista Cristina Sampaio http://www.cristinasampaio.com/pt/, pretende mostrar simbolicamente que o livro e a leitura são fatores fundamentais para o crescimento económico, político, social e cultural, e que se encontram na base da cidadania plena.
In DGLB