Pesquisar neste blogue

domingo, 15 de dezembro de 2019

Fernando Namora - Projeto Eco-Escolas





Convidamos todos os alunos a preencher o inquérito, através do link abaixo indicado, para percebermos melhor a opinião e os hábitos dos mesmos no que diz respeito ao domínio ambiental. 
Este inquérito será mais um elemento para a auditório ambiental que será feita nas escolas.

100 livros para as escolas no Centenário de Sophia



No âmbito das comemorações do Centenário da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, o nosso agrupamento esteve, ontem, dia 12 de dezembro, uma vez mais, em festa, com uma iniciativa patrocinada pela RBE: a Escola Básica Sophia de Mello Breyner Andresen foi contemplada com a oferta de 100 livros. 

Os livros foram entregues pela senhora coordenadora nacional das Rede Bibliotecas Escolares, Drª. Manuela Silva, e pela senhora coordenadora concelhia, Drª. Isabel Antunes, em sessão que contou com a presença da senhora diretora do Agrupamento, professora Maria João Palhais, pela senhora coordenadora de estabelecimento, professora Maria João Mateus, a presidente do Conselho Geral, Lurdes Cruz, as professoras bibliotecárias, algumas outras professoras e, ainda, duas turmas do 5.º ano, a turma C e a turma A. 
A sessão decorreu na Biblioteca onde as professoras bibliotecárias expuseram alguns dos trabalhos que haviam participado na coletiva de todas as escolas do Agrupamento e realizada, na SMBA, na semana anterior. Foi possível assistir à projeção de imagens dessa mesma exposição, bem como ao vídeo realizado aquando da apresentação, pelos alunos de uma turma da EB1/JI da Brandoa, do recital A Menina do Mar.
Os alunos da turma A apresentaram uma leitura coral do poema Fundo do Mar, da poetisa homenageada.
Após a entrega dos livros, os alunos conversaram com as coordenadoras e os docentes presentes. 



A Drª. Manuela Silva mostrou-se encantada, nomeadamente pela espontaneidade dos alunos e manifestou a sua admiração pelos trabalhos de arte expostos tanta na SMBA como na ESFN.

Esta oferta de livros, feita a todas as escolas (seis escolas no país) cujo patrono é Sophia de Mello Breyner Andresen, veio enriquecer as nossas bibliotecas, quer aumentando o número de exemplares de obras que já tínhamos, quer trazendo mais títulos para o nosso espólio, como a Obra Poética.