Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 28 de março de 2022

Miúdos a Votos - Eleição

 No dia 23 de março, mais de 850 escolas portuguesas, do 1º ao 12º ano, participaram no “Miúdos a votos!” e votaram no seu livro favorito. Este dia coincidiu com a data em que se assinalaram, em Portugal, tantos dias de democracia quantos os vividos sob uma ditadura.

No nosso Agrupamento, a EB1/JI Sacadura Cabral abraçou este projeto. Assim, na última quarta-feira, a biblioteca transformou-se num local de voto e os alunos puderam exercer este direito, aprendendo os vários passos do processo eleitoral. Além do exercício de uma cidadania ativa, foi também o momento de promover a leitura e a criatividade.

Os livros mais votados na EB1/JI Sacadura Cabral foram:

As Aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi 63 votos

O Monstro das Cores de Anna Llnes 63 votos

O Elefante Cor-de-Rosa de Luísa Dacosta 47 votos






sábado, 26 de março de 2022

26 de março - dia do Planeta

Hoje, dia 26 de março, celebra-se a hora do Planeta,  uma iniciativa mundial com o objetivo de promover a reflexão para a proteção do meio ambiente e da Natureza.

Os alunos do 8º7 fizeram uns cartazes/animações para assinalar esta data. Divulgamos um dos produtos desta iniciativa.

A Hora do Planeta é um movimento global que une milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem o seu compromisso com o planeta. Esta iniciativa da WWF nasceu em 2007, em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as alterações climáticas. Este ano, juntamo-nos pelo restauro da natureza!

[…]

“Move-te pela Natureza” é o desafio que a Hora do Planeta lança este ano à população, unida à campanha europeia com o mesmo objetivo. Neste momento, não basta proteger a natureza – é essencial restaurar o que já destruímos. Proteger o que está intacto e recuperar o que está degradado são dois lados da mesma moeda.

In  hora do planeta






quarta-feira, 23 de março de 2022

Livros pela Paz: Rede de Bibliotecas Escolares associa-se à campanha de apoio à Ucrânia

 No atual contexto de guerra, em que as bibliotecas ucranianas estão também a ser atingidas, a Rede de Bibliotecas Escolares, apoia a campanha Livros pela paz, lançada pela Arte-Via Cooperativa, em colaboração com a Associação de Ucranianos em Portugal, com o objetivo de recolher e enviar para a Ucrânia, livros de imagens e livros com texto em inglês, ucraniano ou russo. Esta ação decorre em todo o país, a partir do dia 21 de março, até ao dia 25 de abril, Dia da Liberdade.

As bibliotecas escolares são convidadas a participar nesta campanha, incentivando as respetivas comunidades a colaborar com o objetivo de fazer chegar à Ucrânia livros que serão elos de paz e esperança para crianças, jovens e adultos.

Resultando da cooperação local entre bibliotecas escolares, públicas e outras, nomeadamente no âmbito das Redes Concelhias de Bibliotecas, o produto da recolha efetuada, de acordo com a entidade promotora da iniciativa, deve ser entregue nas bibliotecas públicas, que também estão a participar nesta campanha, apoiada pela Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.

[…]

in blogue da RBE

terça-feira, 22 de março de 2022

Dia do Pi - Atividades


Partilhamos algumas atividades desenvolvidas na ESFN e na SMBA.

O Padlet da turma F do 6.º ano com algumas curiosidades sobre o ∏; palavras com a sílaba ∏ ilustradas pelos alunos; a reconstituição de uma ínfima parte do ∏.

Podem treinar os vossos conhecimentos sobre o Pi neste kahoot (aberto até dia 8 de abril).

E para quem tem alguma curiosidade a atividade “Viagem ao interior do Pi”.





A HISTÓRIA INFINITA DO PI de Manuel Antônio Pina.

quinta-feira, 17 de março de 2022

Ainda as mulheres, ainda José Saramago ... AP13

 As Mulheres São Mais Fortes

Para começar, gosto das mulheres. Acho que elas são mais fortes, mais sensíveis e que têm mais bom senso que os homens. Nem todas as mulheres do mundo são assim, mas digamos que é mais fácil encontrar qualidades humanas nelas do que no género masculino. Todos os poderes políticos, económicos, militares são assunto de homens. Durante séculos, a mulher teve de pedir autorização ao seu marido ou ao seu pai para fazer fosse o que fosse. Como é que pudemos viver assim tanto tempo condenando metade da humanidade à subordinação e à humilhação?

José Saramago, in L'Orient le Jour (2007)





23 de março: votem no livro mais fixe!

 A EB1/JI Sacadura Cabral do nosso Agrupamento volta a participar no “Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?'  Uma iniciativa da revista VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares, com o apoio do PNL2027. Esta iniciativa promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa.

Já é conhecida a lista de livros que irão a votos no dia 23 de março:

Apresentamos as obras que as turmas do 3.º e 4.º ano vão trabalhar.

As aventuras do Pinóquio de Carlo Collodi

O monstro das cores de Anna Llennas

O principezinho de Antoine de Saint-Exupéry

O dia em que os lápis regressaram a casa de Drew Daywolt

O elefante Cor-de-Rosa de Luísa da Costa 

O silêncio da água de José Saramago 

A girafa que comia estrelas de José Eduardo Agualusa

Porque é que os animais não conduzem de Pedro Seromenho

A mesa de votação estará na Biblioteca Escolar e será composta pela PB e 2 alunos das turmas envolvidas na campanha.

Não se esqueçam, votem no livro mais fixe!

Votar é um dever que deve ser feito com prazer!







sábado, 12 de março de 2022

Dia Internacional da Matemática - Dia Internacional do Pi

  • O Dia Interacional do Pi foi criado nos Estados Unidos (EUA) para celebrar a divulgação da Matemática. A data não foi escolhida ao acaso: tem a ver com o valor do Pi ( 3,14), já que as datas nos EUA se escrevem ao contrário das nossas: 3/14 (março, dia 14).
Leiam o resto do artigo da Visão e vejam mais curiosidades sobre o número Pi.

No dia 13 de março o Pavilhão do Conhecimento apresenta várias atividades divertidas!

Veja o episódio do Magazine “Isto é Matemática” dedicado ao pi.




Algumas curiosidades sobre o dia do Pi.



segunda-feira, 7 de março de 2022

As Mulheres nas palavras de José Saramago

 Mulher

José Santa Bárbara
Eu não encontro qualidades morais masculinas ou femininas, penso que as diferenças se encontram mais no plano da sensibilidade. Ao homem falta em geral algo a que chamamos sensibilidade. Eu não falo da emoção ou da lágrima fácil, mas desse modo sensível de entender o mundo que é o da mulher, como a vejo e ponho nos meus livros. A realidade chega à mulher por outras vias que não a da razão. Como a do sentido da maternidade, ela dá-lhe outra dimensão, que o homem não pode ter.

Nós usamos as palavras, mas não sabemos a que correspondem. Eu falo de maternidade, mas o que é que um homem sabe da maternidade? Essa palavra só pode ser entendida quando dita por uma mulher-mãe, se eu a disser, não é a mesma coisa. 

Fernando Gómez Aguilera (2021). José Saramago, nas suas palavras. Porto: Porto Editora. (p. 365)

Essa senhora [Blimunda] fez-se a si própria. Nunca a projetei para ser ass
im ou assim …. Foi no processo da escrita que a personagem se foi formando. E ela surge, surgiu-me com uma força  que, a partir de certa altura, me limitei a … acompanhar. Aquele sentimento pleno da personagem que se faz a si mesma é a Blimunda. Mas, é curioso, só no fim me apercebi de que tinha escrito uma história de amor sem palavras de amor ... Eles, o Baltazar e a Blimunda, não precisavam de as dizer … E no entanto, o leitor percebe que aquele é um amor de entranhas … Julgo que isso resulta da personagem feminina. É ela que impõe as regras do jogo…. Porquê? Porque é assim na vida … A mulher é o motor de o homem. Se você vir, os meus personagens masculinos são mais débeis, são homens que têm dívidas, são personagens masculinos com complexos.
As mulheres não. 

Fernando Gómez Aguilera (2021). José Saramago, nas suas palavras. Porto: Porto Editora. (p. 366)

terça-feira, 1 de março de 2022

Oeiras Internet Challenge - alunos apurados

Realizou-se no dia 28 de fevereiro, o concurso de literacia da informação, Oeiras Internet Challenge.

Durante 20 minutos, os alunos do 12.º2ª (13 equipas de dois alunos) responderam a 20 questões sobre cultura geral, digital, literatura, desporto, capitais europeias da cultura.

Ficaram apuradas, para a final, o duo “M&M”, Maria Gaspar e Mariana Carvalhina, que representará o Agrupamento no dia 31 de março.

O Oeiras Internet Challenge é uma iniciativa do município de Oeiras promovida pelas suas bibliotecas em parceria com a RBE e que consiste na realização de um torneio de pesquisa, seleção e avaliação de fontes de informação em linha. É dirigido à comunidade escolar e visa o desenvolvimento de competências de literacia da informação e digitais.