Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Língua Portuguesa comemora 800 anos

Em 27 de Junho de 2014, passam oitocentos anos sobre o mais antigo documento oficial conhecido em língua portuguesa, a nível de Estado - o mais antigo documento régio na nossa língua, o testamento do terceiro rei de Portugal, Dom Afonso II.


Língua portuguesa: porquê 27 de Junho?

"A data que escolhemos, 27 de Junho de 1214, é a data do Testamento de D. Afonso II, o terceiro Rei de Portugal, que é tido pelos especialistas como o mais antigo documento régio, conhecido, escrito em português – e, portanto, o mais antigo texto escrito já na nossa língua ao mais alto nível de um Estado, precisamente o Estado que lhe deu o nome (Portugal) e, mais tarde, o estatuto."

Leia o resto da notícia  no Público

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Estreou nos cinemas, no dia 19 de julho, o filme O Homem Duplicado, uma adaptação livre do realizador Denis Villeneuve sobre o romance homónimo de José Saramago. Enemy, título original da obra, conta com o ator Jake Gyllenhall no papel principal (e em duplicado) além de Sarah Gadon, Mélanie Laurent e Isabella Rosselini. 
O filme é uma produção canadiana e espanhola e teve estreia mundial em março, nos Estados Unidos e em Espanha. A obra venceu o prémio Méliès d'Argent no Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha, em Sitges, sendo considerado o melhor filme fantástico europeu do ano. No Canadá, Enemy recebeu cinco prémios no Canadian Screen Awards, o principal galardão de cinema do país. Além de melhor realização e melhor fotografia, o filme foi distinguido pela melhor música e montagem; Sarah Gadon foi eleita a melhor atriz secundária. in Fundação José Saramago

Sinopse: Um pacato professor de história descobre acidentalmente a existência de um sósia seu, um ator, quando assiste a um filme banal. Ele, então, resolve ir atrás de seu duplo, envolvendo sua namorada e a esposa dele, em uma trama de suspense que muda a vida de todos os personagens.

Tagarela nº28

O Jornal "Tagarela" é uma publicação bianual da EB1/JI da Brandoa que conta com a participação de toda a comunidade educativa. Esta publicação refere-se às atividades desenvolvidas no 3.º período do ano letivo 2013/2014.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

XV Mostra de Teatro das Escolas - Agrupamento Amadora 3

O que diria Gil Vicente ou
 Novo Auto da Barca de Inferno (ESFN)

"- Durante anos  queimaste
E proibiste que livros fossem lançados.
Serviste o mal e cortaste laços.
És aquele que os filmes maltratou e ainda
Achas que não deves aprodecer no quentinho da minha barca?
- Fiz tudo isso para o bem do meu povo
Evitando as ideias subversivas."


















Felizmente ... Aconteceu Abril (ESFN)

"Clio, Clio, presta atenção ao manto da História! Ainda baralhas os fios e as épocas confundem-se!"







"Todos somos chamados, pelo menos uma vez, a desempenhar um papel que nos supera. É nesse momento que justificamos o resto da vida, perdida no desempenho de pequenos papéis indignos do que somos. Chegou a nossa hora, Matilde. Vamos."




A Princesa e o Poeta (EB1/JI da Brandoa)

Uma pequena peça de teatro com inspiração na obra "Zulaida e o Poeta" do escritor José Fanha.
Uma história de um  amor impedido pela dureza do coração de um rei "Furioso".
Uma avalanche de versos, poesias e belas melodias contra a frieza de um coração duro como pedra, quebrado pelo poder do amor e da persistência aliados à simplicidade do bailar de belas borboletas.





quarta-feira, 11 de junho de 2014

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Cerimónia de entrega dos prémios da Semana da Leitura 14

Decorreu, no dia 4 de junho, a 5ª cerimónia da entrega dos diplomas e dos prémios da Semana da Leitura 2014. Para além de cheques FNAC, livros, canetas, três dos vencedores dos vários concursos foram contemplados com  um prémio surpresa. Uma bicicleta para um dos alunos que ganhou o 1º prémio; uma máquina fotográfica para o 2º prémio e um relógio swatch para O 3º prémio.

Parabéns a todos!



João Martins, feliz por ter recebido a bicicleta


Os alunos premiados na Semana da Leitura 14

quarta-feira, 4 de junho de 2014

The Grand Budapest Hotel

Vi, gostei e recomendo!
Este filme conta as aventuras de um excêntrico e sofisticado "concierge" de um hotel de luxo, Gustavo H, e do seu fiel lobby boy, Zero Moustafa, na velha Europa, entre as duas guerras mundiais.
Uma história engraçada, diferente, cheia de episódios rocambolescos; muita fantasia misturada com a realidade como o aparecimento do fascismo. 
Um casting fabuloso! Ralph Fiennes, Jude Law, Willem Dafoe, Adrien Body ... E cenários magníficos!