Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Leituras Partilhadas - O rapaz do caixote de madeira

O rapaz do caixote de madeira é mais uma história sobre a 2ª Guerra Mundial, mais uma história sobre o Holocausto. Mas este testemunho lê-se muito bem, uma narração clara, objetiva, cheia de sensibilidade.
Acompanhamos Leon Leysen desde a sua infância feliz numa aldeia polaca até aos anos de ocupação nazi, a vida no gueto de Cracóvia, nos campos de concentração de Plaszów, Gross-Rosen, na fábrica de Schindler. Leon conta as dificuldades que teve que enfrentar, como sobreviveu ao medo, à fome, ao frio, à separação da sua família, aos trabalhos forçados, às humilhações e violência de muitos alemães nazis. Estas vivências são relatadas entre os 10 e os 15 anos.
Depois de ler esta obra, pergunto-me de novo como foi possível existir tanto ódio, tanta falta de humanidade. Quantas maldades o homem pode cometer!

Mas nesta obra, há também o lado bom. É o caso da descrição de Oskar Schindler que salvou tantos judeus e um desses judeus era Leon Leyson, o mais novo da Lista de Schindler. É também a força do narrador que nunca desiste de sobreviver e de encontrar a família e que, no inferno em que é condenado a viver, encontra sempre pequenas coisas para valorizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário