Pesquisar neste blogue

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Leituras Partilhadas




Apresentamos 2 obras de literatura juvenil, a primeira Os Sonhadores de António Mota, escolhida para o Concurso Nacional de Leitura - Fase Escola; a segunda, Bia e o demolidor de provérbios de Mª Teresa Maia Gonzalez.

A vida muda mas os amigos ficam para sempre amigos. Eis a história de dois amigos que se reencontraram 15 anos depois de se terem conhecido no 3º ano  do Liceu e terem partilhado a paixão dos livros e da escrita. Gildo, uma das personagens principais, confia ao amigo Sousa um manuscrito - um dos seu sonho - que poderá se transformar num livro  se o destino não desse tantas voltas e fizesse desaparecer o embrulho que continha o manuscrito. Neste manuscrito, Gildo conta vários episódios da sua vida, desde a sua infância na aldeia (Palmeiro) até a adolescência em Penafiel para onde foi estudar.
Uma leitura engraçada que retrata o mundo rural de há 40 anos ou mais, facto que poderá incomodar os leitores mais jovens.


Em Bia, e o demolidor de provérbios, encontramos uma jovem que tem que fazer um trabalho sobre provérbios e pede ajuda ao tio. Nesta obra, o tio desconstrói vários provérbios populares portugueses e convida Bia a descodificar o seu sentido e a sua razão de ser. 

Uma obra interessante para quem quer conhecer e investigar sobre os provérbios portugueses.

" As vezes, é, de facto mau ficar calado, sobretudo quando estamos a ser testemunhas de injustiças. Foi isto que a tua professora ensinou e com toda a razão. No entanto, há alturas em que o mais sensato é mesmo ficar em silêncio."

Sem comentários:

Enviar um comentário