sábado, 21 de abril de 2018

O que andamos a ler ...

Mais um momento fantástico da Semana da Leitura 18. 
Num ambiente informal, um grupo de alunos do 10º, 11º e 12º ano partilharam as suas leituras. 
Eis a opinião da aluna  Inês Pedro do 12º1

No âmbito da disciplina de português, foi realizada na passada sexta feita uma atividade sobre “o que andamos a ler”, na qual os alunos do ensino secundário tiveram a oportunidade de falar entre si, e para um público estudantil, sobre as suas experiências literárias.
Nesta tertúlia participaram alunos das turmas 10º 1 e 2, 11º 2 e 12º 1 e 6 e as suas respetivas professoras. Apesar de estarmos perante uma audiência e isso poder causar desconforto a alguns, todos os alunos se mostraram interessados em participar e o ambiente tornou-se positivamente informal, onde se trocaram opiniões sobre livros, como “A Divina Comédia”, “O vendedor de passados” entre outras obras pertencentes ao Projeto de Leitura.
Nesta troca de opiniões, todos os alunos foram igualmente ouvidos e, por vezes, confrontados com opiniões diversas, que permitiram estimular novas opiniões e despertar novos interesses, levando à divulgação de novos e interessantes livros, não só aos alunos como também aos professores.
Esta atividade assume uma maior relevância não só na divulgação direta dos livros, mas principalmente no ato de leitura em si, como um estímulo da nossa mente e um abrir de olhos para diferentes aspetos nunca antes considerados nas nossas vidas e no nosso dia a dia e para todos os conhecimentos que os livros nos podem trazer, sendo livros científicos ou simplesmente ficção.
A leitura, por vezes, é desprezada por alguns, contudo dá-nos uma formação e capacidade de interpretação e sentido crítico necessários para ultrapassar certos desafios do nosso quotidiano.

Sem comentários:

Enviar um comentário