Pesquisar neste blogue

domingo, 5 de abril de 2020

Leituras Partilhadas

Nestes dias de confinamento, algumas sugestões de leitura dos alunos do nosso Agrupamento.

Eu adorei  ler  A Avozinha Gangster . Achei uma história muito emocionante e anormal. Afinal nunca tinha visto a história de uma avó ladra que planeava roubos com o seu próprio neto.
Recomendo a leitura deste livro.
Beatriz Rodrigues, 6ºB


SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
Vencedor na categoria 2.º ciclo da iniciativa da Visão Júnior, "Miúdos a Votos" 2019.

O nosso herói, Ben, adormece só de pensar que tem de ficar em casa da avó. Que seca! É a avozinha mais aborrecida de sempre: só pensa em jogar jogos de tabuleiro e comer sopa de couve. Mas há dois segredos que Ben desconhece:
• A sua avozinha é uma famosa ladra de joias.
• E toda a vida sonhou roubar as Joias da Coroa inglesa, e agora precisa da ajuda de Ben…

Uma história sobre preconceitos e aceitação, cheia de piadas engraçadas e palavras tolas, ao estilo bem-humorado do comediante David Walliams, com mais de 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.


O ódio que semeias é um livro com uma ideia excelente. Sinceramente achei este livro um dos melhores que já li. É um romance fantástico que nos faz refletir e observar a realidade que, muitas vezes, passa completamente despercebida. Uma realidade onde há  a injustiça, o racismo. Ocorre todos os dias  e algumas pessoas  ainda continuam a fechar os olhos ou melhor usam o véu da ignorância...
" Mas acho que vai mudar um dia. Como? Não sei. Quando? não sei mesmo. Porquê? Porque sempre vai existir alguém para lutar."
Esta história é importante, é necessária, comovente. É uma história que nos conquista e nos motiva mesmo sem meios ou sem saber como lutar, haverá sempre alguém que nos vai apoiar.
Além de ser um livro sobre a diferença racial, também aponta para a importância da família, da amizade, da lealdade.
Recomendo!

Carminda 11.º1

SINOPSE

Starr tem 16 anos e move-se entre dois mundos: o seu bairro periférico e problemático, habitado por negros como ela, e a escola que frequenta numa elegante zona residencial de brancos.
O frágil equilíbrio entre estas duas realidades é quebrado quando Starr se torna a única testemunha do disparo fatal de um polícia contra Khalil, o seu melhor amigo.
A partir daí, pairam sobre Starr ameaças de morte: tudo o que ela disser acerca do crime que presenciou pode ser usado a seu favor por uns, mas sobretudo como arma por outros.
Um poderoso romance juvenil, inspirado pelo movimento Black Lives Matter e pela luta contra a discriminação e a violência.

In wook.pt

Mais uma proposta de leitura para o 5º, 6º e 7º ano: 
Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa de Judith Kerr. É mais um romance sobre a 2ªGuerra Mundial em que a narradora é uma criança, Anna, que vê a sua vida alterada sem saber porquê. Terá que fugir para a Suíça, França e finalmente para Inglaterra. Nesta obra, acompanhamos as mudanças que impõe o regime nazi pelos olhos de uma criança.

Uma obra cheia de ternura!

SINOPSE
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.

Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa é uma das obras mais lidas por jovens de todo o mundo. Considerada um clássico da literatura juvenil, e inspirada na vida da própria autora, fala-nos da Segunda Guerra Mundial numa nova perspetiva e até com algum humor.

Vive-se o ano de 1933. Anna tem apenas nove anos e anda demasiado ocupada com a escola e com os amigos para reparar nos cartazes políticos espalhados pela cidade de Berlim com a suástica nazi e a fotografia de Adolf Hitler, o homem que muito em breve mudaria a face da Europa. Ser judeu, pensa ela, é apenas algo que somos porque os nossos pais e avós são judeus.

Mas um dia o pai dela desaparece inexplicavelmente. E, pouco tempo depois, ela e o irmão, Max, são levados pela mãe com todo o sigilo para fora da Alemanha, deixando para trás a sua casa, os amigos e os amados brinquedos. Reunida na Suíça, a família de Anna embarca numa aventura que vai durar anos.




Sem comentários:

Enviar um comentário