Pesquisar neste blogue

sábado, 31 de outubro de 2020

Dia da Bruxas na EB1/JI da Brandoa

 


Na sexta-feira, a professora Carla contou a alguns alunos da EB1/JI da Brandoa uma história para assinalar o Dia da Bruxa. Escolheu o livro de Joana Lopes De onde vêm as bruxas.



De Onde Vêm As Bruxas? é o título do texto escrito por Joana Lopes que venceu a primeira fase do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce. 

Nesta publicação levanta-se o véu a muitas das questões que tantas crianças já se colocaram: Como aprendem a voar, onde vão à escola e porque são tão feias as bruxas? São respostas a estas e outras interrogações que nos levam a voar no cabo de uma vassoura pelas folhas deste livro.

In  https://www.behance.net 




«Mortina: Uma História de Morrer a Rir», de Barbara Cantini

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

17.º Encontro Digital Cidadania e Desenvolvimento - formar cidadãos!


Apresentamos o webinar dinamizado por Carlos Pinheiro sobre Cidadania e Desenvolvimento. Neste webinar, Carlos Pinheiro faz um enquadramento da disciplina, apresenta formas de trabalhos e muitos recursos "arrunados" consoante o tema.

PNL - Presente-Futuro: A Omnipresença da Leitura

A 4.ª conferência do PNL2027, este ano em formato online e subordinada ao tema Presente-Futuro: A Omnipresença da Leitura, decorre amanha,  dia 29 de outubro, entre as 10h e as 17h.

Veja o programa aqui


quinta-feira, 22 de outubro de 2020

VII edição da Feira da Matemática


Está a chegar a VII edição da Feira da Matemética! Este ano, com um programa exclusivamente online.


Participação gratuita em todas as atividades.

Todas as atividades sem nº restrito de participantes, não precisam de inscrição.

Mais informações e inscrições:
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Dia da Alimentação - Desafios

No dia 16 de outubro comemora-se o Dia da alimentação. As Bibliotecas Escolares do Agrupamento   lançam 2 desafios para comemorar esta data: 

Tirar uma fotografia de um lanche saudável, esta será posteriormente colocada no Blogue das Bibliotecas Escolares do Agrupamento.



Realizar um pequeno Vídeo teu e/ou em família a confecionar uma refeição saudável 

(neste os participantes não têm de surgir de frente, filmando as caras,   podem ser filmado

de costas ou só aparecer  sequencialmente narrados, os ingredientes,  os passos da confeção

e o prato final).

Apelamos à tua participação e criatividade. Os melhores trabalhos serão premiados.          Os trabalhos devem ser enviados para os e-mails das respetivas bibliotecas:

EB2/3 Sophia de Mello Breyner Andresen: bibliotecaescolarsmba@aefn.pt

EB1 JI Sacadura Cabral: bibliotecaescolarsacadura@aefn.pt  

EB1 JI da Brandoabibliotecaescolarbrandoa@aefn.pt 

sábado, 10 de outubro de 2020

Prémio Nobel da Paz: Programa Alimentar Mundial da Organização das Nações Unidas

O Prémio Nobel da Paz de 2020 foi atribuído ao Programa Alimentar Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU).

O anúncio foi feito em Oslo pela presidente do Comité Nobel Norueguês, Berit Reiss-Andersen, que justificou a atribuição do prémio ao Programa Alimentar Mundial pelos seus esforços para "combater a fome, a sua contribuição para melhorar as condições para a paz em áreas afetadas por conflitos e por atuar como uma força efetiva para prevenir o uso da fome como arma de guerra e de conflito".

Neste mês das Bibliotecas escolares em que o tema é “Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar”, podemos dizer que não há saúde nem bem-estar quando há fome e guerra. Assim este prémio é uma forma de reconhecer o trabalho das Nações Unidas que, através da sua ação, traz um pouco de saúde, de bem-estar e paz a milhões de pessoas em vários países.




Louise Glück : Prémio Nobel da Literatura 2020

Louise Glück é a terceira norte-americana a receber o Prémio Nobel e a primeira poetisa dos Estados Unidos da América a ser laureada. Considerada uma das mais importantes poetas norte-americanas, a importância da sua obra tem sido também fora do seu país natal, mas tem recebido pouca atenção em Portugal, onde nenhum dos seus livros se encontra publicado.

Alguns dos seus poemas têm sido disponibilizados de forma avulsa em antologias e revistas, como aconteceu com “O Poder de Circe” e a terceira parte de “Paisagem”, publicados na antologia Rosa do Mundo. 2001 Poemas Para o Futuro (2001), da Assírio & Alvim, e no número 12 da revista Telhados de Vidro, da editora Averno, respetivamente.

In Observador.pt 

Paisagem/3

Nos fins do outono uma rapariga deitou fogo
a um trigal. O outono

fora muito seco; o campo
ardeu como palha.

Depois não sobrou nada.
Se o atravessávamos, não víamos nada.

Nada havia para colher, para cheirar.
Os cavalos não compreendem –

Onde está o campo, parecem dizer.
Como tu ou eu a perguntar
onde está a nossa casa.

Ninguém sabe responder-lhes.
Não sobra nada;
resta-nos esperar, a bem do lavrador,
que o seguro pague.

É como perder um ano de vida.
Em que perderias um ano da tua vida?

Mais tarde regressas ao velho lugar –
só restam cinzas: negrume e vazio.

Pensas: como pude viver aqui?

Mas na altura era diferente,
mesmo no último verão. A terra agia
como se nada de mal pudesse acontecer-lhe.

Um único fósforo foi quanto bastou.
Mas no momento certo – teve de ser no momento certo.

O campo crestado, seco –
a morte já a postos
por assim dizer.

Outubro: Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (ISLM), uma celebração anual das bibliotecas escolares a nível mundial.

O tema de 2020, proposto pela International Association of School Librarianship (IASL), “Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar” baseia-se no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 3 da Agenda 2030 da ONU: Saúde de qualidade, questão central na atualidade.

Os 17 ODS e a Agenda 2030, adotados pela quase totalidade dos países do mundo, no contexto das Nações Unidas, definem as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procuram mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns.

A biblioteca escolar, assumindo a missão de servir a comunidade, é convidada a celebrar neste mês os caminhos que vai descobrindo para ajudar a promover a saúde e o bem-estar ocupacional, emocional, físico, espiritual, intelectual e social das crianças e jovens.

 

domingo, 4 de outubro de 2020

Implementação da República - 5 de outubro de 1910

O feriado nacional do 5 de outubro assinala o dia em que no ano de 1910 foi proclamada a República em Portugal.

Apresentamos alguns vídeos sobre esta data tão importante da história de Portugal, uma ligação para um conjunto de vídeos produzido pela MIX REPÚBLICA (projeto do Festival de Animação de Lisboa – Monstra) com o apoio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e um Kahoot para testarem os vossos conhecimentos. Este desafio termina dia 6 de outubro às 12h00.

Bom teste!

 


 

Implementação da República - 5 OUTUBRO 1910

Implantação da República Portuguesa - 5 outubro 1910

Implementação da República - 5 de outubro de 1910

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Mafalda - Filme Completo

Mafalda, a menina contestatária da banda desenhada

Veja esta reportagem da RTP1 Ensina para conhecer um pouco mais a Mafalda,  Mafalda, a menina contestatária da banda desenhada




Quino o criador de Malfada, a menina contestadora

Quino (1932-2020) é um cartunista e humorista argentino, autor das famosas tiras do personagem Mafalda, uma menina inteligente e contestadora que ganhou grande repercussão no cenário mundial.

Quino, apelido que recebeu Joaquim Salvador Lavado, nasceu em Mendoza, na Argentina, no dia 17 de julho de 1932. Desde pequeno recebeu o apelido de Quino para diferenciar do tio Joaquim.

Filho de imigrantes espanhóis ficou órfão de mãe e de pai. Com grande vocação para o desenho ao terminar a escola primária foi matriculado na Escola de Belas Artes de Mendoza. Em seguida, ingressou na Faculdade de Belas Artes, mas em 1949 resolveu abandonar o curso e se dedicar ao desenho de quadrinhos e de humor gráfico.

Depois de várias tentativas frustradas, só em 1954 vendeu seu primeiro desenho para um jornal argentino. A contribuição regular só aconteceu depois de três anos. Em 1963 lançou seu primeiro livro humorístico, intitulado “Mundo Quino”.

Mafalda

Em 1964 criou sua principal personagem, “Mafalda”, uma menina contestadora e inteligente, que foi criada para uma campanha publicitária e logo ganhou vida e encantou os leitores.

Editada em tiras nos jornais, Mafalda deixou as fronteiras da Argentina e chegou à Espanha e a Portugal. Em 1973 entrou no Brasil, em plena época da ditadura militar, através da Revista Patota, da Editora Arte Nova.

Quino criou vários personagens, mas a que mais se destacou foi a Mafalda. Em 1973, Quino optou por descontinuar suas tirinhas da Mafalda, pois segundo ele, “a Mafalda virou um carimbo” e isso não lhe agradava.

Em 1976, Quino mudou-se para Milão, na Itália, e seu trabalho aos poucos foi conquistando o mundo. Em 1977, a pedido da UNICEF, as tirinhas da Mafalda ilustraram a Edição Internacional da Campanha Mundial de Declaração dos Direitos da Criança.

Em 1982, Quino foi eleito o “Desenhista do Ano”. Nesse mesmo ano, foram publicados no Brasil os três primeiros livros da Mafalda. O trabalho de Quino recebeu vários prêmios internacionais, entre eles, o “Prêmio das Astúrias de Comunicação e Humanidades”, na Espanha, em 2014.

Quino faleceu na Argentina, no dia 30 de setembro de 2020.

In https://www.ebiografia.com/quino/


Dia Mundial da Música

A vida, sem música, seria um erro. (Friedrich Nietzsche)

A música pode mudar o mundo porque pode mudar as pessoas. (Bono)

Onde as palavras falham, a música fala. (Hans Christian Andersen)

A música é uma forma de arte que transcende a linguagem. (Herbie Hancock)





Dia Mundial da Música