Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Quino o criador de Malfada, a menina contestadora

Quino (1932-2020) é um cartunista e humorista argentino, autor das famosas tiras do personagem Mafalda, uma menina inteligente e contestadora que ganhou grande repercussão no cenário mundial.

Quino, apelido que recebeu Joaquim Salvador Lavado, nasceu em Mendoza, na Argentina, no dia 17 de julho de 1932. Desde pequeno recebeu o apelido de Quino para diferenciar do tio Joaquim.

Filho de imigrantes espanhóis ficou órfão de mãe e de pai. Com grande vocação para o desenho ao terminar a escola primária foi matriculado na Escola de Belas Artes de Mendoza. Em seguida, ingressou na Faculdade de Belas Artes, mas em 1949 resolveu abandonar o curso e se dedicar ao desenho de quadrinhos e de humor gráfico.

Depois de várias tentativas frustradas, só em 1954 vendeu seu primeiro desenho para um jornal argentino. A contribuição regular só aconteceu depois de três anos. Em 1963 lançou seu primeiro livro humorístico, intitulado “Mundo Quino”.

Mafalda

Em 1964 criou sua principal personagem, “Mafalda”, uma menina contestadora e inteligente, que foi criada para uma campanha publicitária e logo ganhou vida e encantou os leitores.

Editada em tiras nos jornais, Mafalda deixou as fronteiras da Argentina e chegou à Espanha e a Portugal. Em 1973 entrou no Brasil, em plena época da ditadura militar, através da Revista Patota, da Editora Arte Nova.

Quino criou vários personagens, mas a que mais se destacou foi a Mafalda. Em 1973, Quino optou por descontinuar suas tirinhas da Mafalda, pois segundo ele, “a Mafalda virou um carimbo” e isso não lhe agradava.

Em 1976, Quino mudou-se para Milão, na Itália, e seu trabalho aos poucos foi conquistando o mundo. Em 1977, a pedido da UNICEF, as tirinhas da Mafalda ilustraram a Edição Internacional da Campanha Mundial de Declaração dos Direitos da Criança.

Em 1982, Quino foi eleito o “Desenhista do Ano”. Nesse mesmo ano, foram publicados no Brasil os três primeiros livros da Mafalda. O trabalho de Quino recebeu vários prêmios internacionais, entre eles, o “Prêmio das Astúrias de Comunicação e Humanidades”, na Espanha, em 2014.

Quino faleceu na Argentina, no dia 30 de setembro de 2020.

In https://www.ebiografia.com/quino/


Sem comentários:

Enviar um comentário