Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Concurso Nacional de Leitura - Resultados da Fase Escolar

Decorreu no dia 11 de janeiro a fase escolar da 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, iniciativa integrada no Plano Nacional da Leitura e promovida pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), contando com o apoio da Rede das Bibliotecas Escolares (RBE).                                                                                           

Participaram 87 alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento. Para realizar as provas, os professores utilizaram a plataforma de aprendizagem online KahootOs alunos do 1º, 2º e 3º ciclo realizaram a prova nos computadores das BE e os alunos do secundário em casa online. 

Ficaram apurados para a Fase Municipal, que se realizará no dia 8 de março, os seguintes alunos:

1º ciclo: Eva Mendes, 3.º3 e Enzo Falcão, 4.º2

2º ciclo:  Eva Oliveira. 6.ºG e Manuela Floriano, 6.ºB 

3º ciclo: Leonor Carvalho e Francisco Quina do 7.ºD.

Secundário: David Leitão, 10.º3 e Henrique Gomes, 11.º2.

Parabéns a todos os participantes!


Os livros a concurso nesta segunda fase são:

Leitura e escrita : "Amizades Inesperadas"

No âmbito da literacia da leitura, aplicando um dos domínios do referencial Aprender com a biblioteca escolar e os conteúdos aprendidos relativos aos verbos, os alunos do 3º ano da EB1 JI da Brandoa realizaram a atividade “Amizades inesperadas”.

Os alunos foram convidados pela PB a desenvolver uma atividade de escrita criativa que tinha como ponto de partida a seleção aleatória de nomes comuns e de verbos.

Começaram por dividir uma folha em duas partes, num segundo escreveram em cada parte da folha, primeiro nomes comuns e a seguir verbos. Num terceiro momento, escreveram frases criativas que partilharam com a turma.

Esta atividade estimula a livre associação de ideias, potencia a im

aginação e possibilita o treino das competências da escrita e da leitura.

Parabéns a todos!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Centenário de Eugénio de Andrade

No dia 19 de janeiro 1923, nasceu o poeta Eugénio de Andrade.

Dia 19 de janeiro de 2023, iniciam-se as celebrações do seu centenário que ocorrerão sobretudo no Porto e no Fundão.

Apresentamos um excerto da revista Visão sobre o poeta que poderão ler integralmente aqui e um vídeo com a leitura do poema “As palavras interditas” por Margarida Carvalho.

Para os amantes de poesia, aconselhamos a homenagem feita pela RTP/Play, “A caminho do Centenário”, um poema por dia.

“Não há autor no século XX português que encaixe tão bem no cliché de “poeta” do imaginário popular, mesmo daqueles que nunca ou raramente leem poesia. Eugénio de Andrade escrevia sobre flores, o vento, água, pássaros, as árvores, a lua, a infância, o silêncio, os corpos na juventude… tinha uma certa aura de eremita, de antissocial a olhar o horizonte, e facilmente uma brisa lhe despenteava os cabelos. Os seus dias e os seus poemas rimavam facilmente com a melancolia. A poesia impôs-se na sua vida, quase como se não tivesse tido escolha. “Desde cedo me encontrei desinteressado de coisas que interessavam à maioria. Na adolescência, tive duas fascinações: a santidade e a poesia. A santidade, adeus, aos catorze anos isso estava arrumado. Ficou a poesia”