Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Sismo de lisboa de 1755


O Sismo de 1755, também conhecido por Terramoto de 1755, ocorreu no dia 1 de novembro de 1755, resultando na destruição quase completa da cidade de Lisboa, especialmente na zona da Baixa, e atingindo ainda grande parte do litoral do Algarve e Setúbal. O sismo foi seguido de um maremoto - que se crê tenha atingido a altura de 20 metros - e de múltiplos incêndios, tendo feito certamente mais de 10 mil mortos. Foi um dos sismos mais mortíferos da história, marcando o que alguns historiadores chamam a pré-história da Europa Moderna. Os sismólogos estimam que o sismo de 1755 atingiu magnitudes entre 8,7 a 9 na escala de Richter. 




Pão por Deus ou Halloween

Pão Por Deus - Tradição Portuguesa (SMBA)

O Pão por Deus é um peditório ritual feito por crianças, embora antigamente participassem também os pobres, associado às práticas relacionadas com as refeições cerimoniais do culto dos mortos.
No dia de Todos-os-Santos, 1 de novembro, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o Pão por Deus de porta em porta. Recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocam dentro dos seus sacos de pano. 
Esta tradição já era registada no século XV.
(Wikipédia)


Halloween- Tradição Anglo-saxónica (SMBA)
O Halloween é uma festa comemorada hoje na maioria dos países ocidentais mas principalmente nos Estados Unidos, no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos.   
Esta tradição surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, abóboras enfeitadas etc.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Diálogo Poeta e Ceifeira

A propósito do Poema  "Ela canta, pobre Ceifeira" de Fernando Pessoa, as alunas Daniela Monteiro e Carolina Fernandes do 12º 3 criaram o seguinte texto, um diálogo  entre o poeta Fernando Pessoa e a "Ceifeira".


Diálogo Poeta e Ceifeira
Colheita - Ceifeiras, Silva Porto, 1893

Poeta- Pobre ceifeira, porque cantais?
És tão feliz e nem percebeis.
Ceifeira- Isso é inveja?
Poeta - Inveja?
             Inveja da inconsciência,
             Já não tenho paciência!
Ceifeira- Tu estás preso nas tuas rimas, nunca te sentirás realmente feliz!
Poeta- Feliz não é sinónimo de inconsciente.
Infelizmente o conhecimento é insuficiente.
Ceifeira- Antes pobre que um ser que pensa que é gente!
Poeta- Vida de trabalho 
            Vida a tua
            Vida má e crua!
Ceifeira- As minhas mãos estão calejadas pelo esforço de trabalhar…
Já viste que não sou assim tão ignorante?
Tal como tu já estou a rimar…
Poeta- Gozais comigo da forma como rimo?
Ceifeira- Tão culto e não entendeis ironia?
Poeta- Estou impressionado como sabeis o que é ironia?!
Ceifeira- Porque paraste de rimar?
Poeta- As minhas rimas são um desperdício para alguém que não as aprecia.
Ceifeira- A minha arte é cantar, a tua é rimar...
Poeta- Quem somos nós neste mundo?
Ceifeira- Ambos somos insignificantes!

terça-feira, 25 de outubro de 2016

A ideia de pintura na geometria de Almada Negreiros


Terá início no próximo dia 29 de Outubro, pelas 15h30, na Biblioteca da FCT NOVA, um ciclo de seis palestras, de entrada livre, intitulado Almada Negreiros e a Matemática.


1ª palestra - A ideia de pintura na geometria de Almada Negreiros

Orador: Mariana Pinto dos Santos, Instituto de História da Arte (IHA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH UNL) 

A partir dos trabalhos de Almada Negreiros dos seus últimos anos, altura em que se focou em pesquisas geométricas por muitos consideradas herméticas e inacessíveis a um público leigo, e altura em que aprofundou os seus estudos sobre os painéis de S. Vicente, proponho relacionar e contrastar esses seus trabalhos com outros momentos da sua vida artística, desde o início do século, procurando refletir sobre a ideia de pintura que se vai desenvolvendo até chegar às suas obras abstratas.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

AMADORA BD 2016 | 27º Festival Internacional de Banda Desenhada | 21 outubro a 6 novembro


Entre o dia 21 de outubro e 6 de novembro, a cidade da Amadora será mais uma vez a capital da BD.
A programação concentra-se no Fórum Luís de Camões, contando ainda com outros eventos importantes em vários locais da Amadora e Almada.
No Fórum poderá visitar a exposição central sobre “O Espaço e o Tempo na BD”, uma exposição evocativa sobre os 70 anos do Lucky Luke, e uma exposição sobre o autor em destaque, Marco Mendes, vencedor do Prémio Melhor Álbum de Autor Português em 2015.
O Festival oferece um vasto programa de atividades, para pequenos e graúdos, entre workshops, visitas guiadas, cinema de animação, apresentações e lançamentos e uma Feira do Livro.
 Mais informação em https://amadorabd.com/

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

EB1/JI da Brandoa Celebra Semana da Alimentação


A escritora Mayumi Delgado foi até a esta escola apresentar o livro "História de uma Princesa Obesa e de um Dragão que cuspia bolas de sabão". Um actividade no âmbito da Semana da Alimentação. 


Visite o a página do Facebook da EB1/JI da Brandoa e veja a reportagem da TV Amadora



domingo, 16 de outubro de 2016

Dia Mundial da Alimentação 2016

A 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação! A VISÃO Júnior explica-te como deve ser uma dieta saudável e equilibrada para a tua idade!

dieta mediterrânica (que é o regime alimentar tradicional dos países da zona do Mediterrâneo, como Portugal) é considerada uma das mais saudáveis do mundo. E até ajuda a combater o risco de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de cancro!

A VISÃO JÚNIOR DÁ-TE UMA AJUDINHA E INDICA-TE QUAIS AS PORÇÕES DE CADA ELEMENTO DA RODA DOS ALIMENTOS INDICADAS PARA A TUA IDADE

Dos 13 aos 16 anos:
Hidratos de Carbono  (cereais e derivados e tubérculos) - 6 porções por dia
Hortícolas  (legumes): 5 porções por dia
Fruta: 4 porções por dia
Laticínios  (leite, iogurtes e queijo): 3 porções por dia
Proteínas  (carne, peixe, e ovos): 2 porções por dia
Leguminosas  (feijão, grão-de-bico): 1 porção por dia
Óleos e gorduras: 1 porção por dia

Lê o resto da notícia da Visão Junior.

Consulta também o site PASSE (Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar) onde encontrarás várias atividades para diferentes faixas etárias. 

sábado, 15 de outubro de 2016

"O Futuro Aqui" - RBE 20 anos - Fundação Calouste Gulbenkian

A Rede das Bibliotecas Escolares convidou 6 alunos de diversas escolas do país para estarem presentes nas comemorações dos 20 da RBE, no dia 14 de outubro. Ricardo Araújo Pereira foi o moderador do painel  "Alunos Criadores: a palavra aos construtores do futuro".


Ricardo Araújo Pereira e os “crominhos que adoram ler” - RBE 20 anos




Veja a noticia do Público Ricardo Araújo Pereira e seis alunos falam de bibliotecas e dos “crominhos que adoram ler”  por Vera Moutino do dia 13 de outubro 2016.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Já há um milhão de alunos com acesso às bibliotecas escolares



Em 20 anos, o número de bibliotecas escolares passou de 164 para 2426, mas o corpo de professores bibliotecários está a diminuir.

A Rede de Bibliotecas Escolares está a festejar o seu 20.º aniversário. Nesta sexta-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, faz-se o balanço.


Em 1997 existiam 164 bibliotecas nas escolas, no ano passado este número já estava nos 2426. E o objectivo, frisa a sua responsável, é continuar a subir. Por agora, todos os estabelecimentos de ensino do 2.º e 3.º ciclo e secundárias estão abrangidas por um equipamento destes, mas falta ainda garantir que todos os do 1.º ciclo com mais de 100 alunos também tenham a sua biblioteca.



Continua a ler  a noticia do Público de Clara Viana.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Feira da Matemática regressa a Lisboa nos dias 21 e 22 de outubro

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC) volta a receber a Feira da Matemática. Os dias 21 e 22 de outubro oferecerão  um sem-número de atividades matemáticas que agradarão a miúdos e a graúdos, como jogos, oficinas, palestras, demonstrações, visitas orientadas e sessões do Circo Matemático, entre outras.

O primeiro dia da feira será dedicado às escolas, que poderão efetuar as suas inscrições no início de setembro. No segundo dia, o público terá entrada livre no museu, onde poderá participar neste grande evento matemático, dinamizado por investigadores, professores e colaboradores de várias instituições do País.