Pesquisar neste blogue

domingo, 28 de janeiro de 2018

Portugal e os Nazis


O grupo de História e a Biblioteca Escolar têm o prazer de o convidar para assistir à comunicação sobre "os Portugueses durante o regime Nazi" apresentada pela doutora Cláudia Ninhos, investigadora de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e ex-aluna da Escola Secundária Fernando Namora.



SINOPSE
A partir de 1933, Portugal e a Alemanha desenvolveram um relacionamento muito próximo que não foi interrompido nem pela distância geográfica, nem pela neutralidade portuguesa durante a II Guerra Mundial. Este foi um período repleto de intercâmbios e de encontros, que beneficiaram do facto de os dois regimes partilharem características ideológicas comuns. A diplomacia nazi em Portugal apostou na cultura enquanto instrumento para difundir a mensagem do Partido Nacional-Socialista e das suas políticas. Berlim deu a conhecer aos Portugueses os seus cientistas, laboratórios e institutos, a sua arte, as suas revistas e até o seu idioma. 


Este livro fala-nos dos diplomatas e dos jornalistas, dos académicos e dos ministros, das instituições públicas e das organizações do Estado Novo que se deixaram deslumbrar pela imagem poderosa do III Reich. A partir de documentação alemã inédita, revela-nos o papel de instituições nazis portuguesas no relacionamento entre os dois regimes e as tensões que se verificaram entre elas, em especial entre a Legação Alemã e o Grupo Local do Partido Nazi em Lisboa.

In WOOK.PT
leiam também a entrevista a Cláudia Ninhos, "Afinal os campos de concentração nazis não estavam assim tão longe de nós" no Jornal de notícias.

Sem comentários:

Enviar um comentário