Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Dia da Criança 2021

 Apresentamos algumas sugestões para assinalar o Dia da Criança:

O jornal Observador propõe 18 novos livros para oferecer no Dia da Criança.

- A plataforma Espetacúlos online  oferece mais de 30 peças infantis para ver gratuitamente.

- O Plano Nacional das Artes propõe uma visita guiada aos bastidores do Teatro Nacional de São Carlos e uma viagem no tempo ao Planeta Dança coma companhia Nacional de Bailado.

Clique no link para assstir.



Direitos da Criança : EU Strategy on Children’s Rights

Leituras no intervalo

 Os alunos da EB1/JI da Brandoa, além de brincarem nos intervalos, ocupam também esse seu tempo livre a ler.

Hoje foi a vez da turma do 3.º 1 de ser “apanhada a ler".

A leitura domiciliária faz-se regularmente e os docentes afirmam que já veem algum impacto -os alunos dão menos erros, têm mais facilidade a produzir histórias mais criativas, e assim aprendem melhor.




sexta-feira, 28 de maio de 2021

EB1/JI Sacadura Cabral apresenta festa final "Miúdos a votos"


A EB1 /JI Sacadura Cabral participou de novo no projeto “Miúdos a votos” com os alunos do 3º e 4º ano. A participação da EB1/JI Sacadura Cabral foi tão fantástica que a equipa da Visão Júnior convidou oito alunos para apresentarem a ‘Festa final’ deste ano, que será transmitida online no dia 2 de junho pelas 11h00 no site da Visão Júnior.

Os alunos que animarão a festa são Yaroslava Tyshko, Vitória Sousa, do 3º ano; Harsahib Singh, Kyami Sousa, Caio Souza, João Santos, Fartashia Ather e Lucas Nobre, do 4º ano.

No dia 2 de junho, serão assim divulgados, no site da VISÃO Júnior, os resultados da votação nacional dos livros preferidos dos alunos portugueses.

«Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» é uma iniciativa conjunta da Revista Visão Júnior e a RBE. Conta com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, Plano Nacional de Leitura 2027, Pordata e Rádio Miúdos.

Trata-se de um projeto de promoção simultânea de cidadania/democracia e de leitura, que, mesmo este ano, sob medidas excecionais em época de Pandemia, teve uma participação ‘estrondosa’ de mais de 75000 alunos em todo o país!

Parabéns à equipa da Sacadura Cabral que permitiu a realização deste evento!

terça-feira, 25 de maio de 2021

Novidades na biblioteca da ESFN

SINOPSE

Não é que Britt-Marie seja uma pessoa crítica, exigente ou difícil - ela apenas espera que as coisas sejam feitas de uma determinada forma. Uma gaveta de talheres desarrumada está no topo da sua lista de pecados imperdoáveis. Os seus dias começam, impreterivelmente, às seis da manhã, porque apenas os lunáticos acordam mais tarde do que essa hora. E não é passivo-agressiva. De modo nenhum. As pessoas é que, às vezes, interpretam as suas sugestões úteis como críticas, o que não é, de todo, a sua intenção. Afinal, Britt-Marie não é alguém que julgue os outros, não importa o quão mal-educados, desleixados ou moralmente suspeitos possam ser.

Quando Britt-Marie descobre que Kent, o marido, lhe é infiel, a sua vida perfeitamente organizada, de repente, desorganiza-se. Tendo de passar a sustentar-se sozinha, arranja um emprego temporário como zeladora do centro recreativo de Borg. Nessa posição, a exigente Britt-Marie tem de lidar com muita sujidade, eletrodomésticos temperamentais, indisciplina a rodos e até uma ratazana como companheira. Britt-Marie vê-se então arrancada da sua zona de conforto e arrastada para a vida dos seus concidadãos de Borg, uma estranha mistura de seres desesperados, canalhas, bêbedos e vagabundos, sendo incumbida da impossível tarefa de levar a equipa de futebol local, composta por várias crianças sem qualquer tipo de talento para acertar numa bola, à vitória. E, quando um dia Kent aparece a pedir-lhe desculpa, ela tem de decidir, de uma vez por todas, o que realmente deseja da vida. Nesta pequena localidade de gente inadaptada, pode Britt-Marie encontrar o lugar a que realmente pertence?

Engraçado e comovente, perspicaz e humano, Britt-Marie esteve aqui celebra as amizades inesperadas que nos mudam para sempre e o poder do mais gentil dos espíritos, para tornar o mundo um lugar melhor.



SINOPSE

A Amiga Genial é a história de um encontro entre duas crianças de um bairro popular nos arredores de Nápoles e da sua amizade adolescente.

Elena conhece a sua amiga na primeira classe. Provêm ambas de famílias remediadas. O pai de Elena trabalha como porteiro na câmara municipal, o de Lila Cerullo é sapateiro.

Lila é bravia, sagaz, corajosa nas palavras e nas acções. Tem resposta pronta para tudo e age com uma determinação que a pacata e estudiosa Elena inveja.

Quando a desajeitada Lila se transforma numa adolescente que fascina os rapazes do bairro, Elena continua a procurar nela a sua inspiração.

O percurso de ambas separa-se quando, ao contrário de Lila, Elena continua os estudos liceais e Lila tem de lutar por si e pela sua família no bairro onde vive. Mas a sua amizade prossegue.

A Amiga Genial tem o andamento de uma grande narrativa popular, densa, veloz e desconcertante, ligeira e profunda, mostrando os conflitos familiares e amorosos numa sucessão de episódios que os leitores desejariam que nunca acabasse.

In wook.pt 

E ainda:




quinta-feira, 20 de maio de 2021

A Fada Oriana e A Viúva e o Papagaio, leituras obrigatórias do 5ºano

Depois de estudar as obras obrigatórias para o 5º ano, A Fada Oriana e A viúva e o Papagaia, os alunos da professora Patricia Pimenta das  turmas A, B, C e I fizeram alguns trabalhos sobre as personagens e algumas partes das obras.

A Viúva e o Papagaio





A Fada Oriana

A Viúva e o Papagaio de Virginia Woolf

Imprevisível, divertido e inteligente, este conto acompanha a aventura da Sra. Gage, uma velha viúva que descobre uma herança inesperada com a ajuda de um papagaio invulgar. "Não está ninguém em casa!", "Não está ninguém em casa!" é só o que o papagaio James sabe dizer, mas ele esconde um segredo, assim como esta história esconde uma lição…

A Fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen

Em A Fada Oriana, encontramos o dom da proteção sobre os seres mais frágeis que vivem numa floresta, encontramos as tão humanas oscilações entre a solidariedade, o sentido da responsabilidade, o egoísmo e a vaidade. Encontramos, como é próprio de muitos contos tradicionais e para a infância, as peripécias de uma luta entre o bem e o mal.

In wook.pt 

segunda-feira, 17 de maio de 2021

O "Museu é Meu"



“O Museu é Meu” é a nova campanha da Direção Geral de Património Cultural, que quer nos próximos três anos reaproximar e abrir os museus, monumentos e palácios (MMPs) a novos públicos em Portugal. Este novo ciclo de comunicação e atividades vai utilizar arte, inovação e provocação para colocar as pessoas no centro da estratégia museológica e dar uma nova vida aos museus locais, tornando estes espaços relevantes para as comunidades onde se inserem.

In Património Cultural

18 de maio - Dia Internacional dos Museus


 O DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.

Tendo em conta a missão social dos museus e a nova realidade associada à atual pandemia, o tema apresentado pelo ICOM Internacional para 2021 é “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar“.

Com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar“, o ICOM desafia os museus, os seus profissionais e as comunidades a criar, imaginar e partilhar novas práticas de (co)criação de valor, novos modelos de negócio para as instituições culturais e soluções inovadoras para os desafios sociais, económicos e ambientais do presente.

Consulte o programa aqui.

in Património Cultural

sábado, 15 de maio de 2021

Dia Internacional da Família

Para assinalar o Dia Internacional da Familia, divulgamos  a Leitura Expressiva do poema Family da aluna Lenísia do5ºB. 



terça-feira, 11 de maio de 2021

VIII Olímpiadas de Português/Concurso de Ortografia

Os alunos do 7.º ano vão participar na VIII edição das Olímpiadas de Português promovidas pela  Direção-Geral da Educação (DGE), o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa, o Plano Nacional de Leitura, a Direção-Geral da Administração Escolar, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Escola Secundária de Camões.

Podem consultar aqui o regulamento e nesta página da DGE  as provas e as suas soluções .

Na SMBA, decorreu, no dia Mundial da Língua Portuguesa, em todas as turmas do 2º ciclo, a 1ª fase do Conurso de Ortografia. 

terça-feira, 4 de maio de 2021

5 de maio: Dia Mundial da Lingua Portuguesa


No dia 5 de maio, celebra-se pela segunda vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa.Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa".

A Língua Portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul.

O Plano Nacional de Leitura realizou alguns eventos com o objetivo de  celebrar e"elogiar" a Língua Portuguesa.

De 26 de abril a 5 de maio, o PNL2027 divulga depoimentos de várias figuras públicas.  Cliquem aqui e vejam os elogios feitos à Língua Portuguesa.

É também a oportunidade para divulgar alguns podcasts da iniciativa “Eu Conto” que desafiou os falantes de português dos países de língua oficial portuguesa e de Goa, Damão e Diu residentes em Portugal a criarem podcasts de narração oral (lendas e contos tradicionais). Os resultados são transmitidos aqui.

Finalmente o PNL publica diaramente, de 28 de abril a 5 de maio, desafios com palavras das múltiplas variedades do português, com a atividade "Cruzar Palavras, o Português em Várias Geografias".



Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021

Conheça a língua portuguesa no mundo em 2 minutos

domingo, 2 de maio de 2021

Dia da Mãe

 Para assinalar o dia da Mãe, apresentamos alguns trabalhos realizados na EB1/JI da Brandoa. Na sexta-feira, a professora bibliotecária presenteou os alunos com a leitura da obra Coração de Mãe de Isabel Minhós Martins, obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura.



“Conheço a tua força, mãe, e a tua fragilidade.

Uma e outra têm a tua coragem, o teu alento vital.

Estou contigo mãe, no teu sonho permanente na tua esperança incerta

Estou contigo na tua simplicidade e nos teus gestos generosos.”

António Ramos Rosa