Pesquisar neste blogue

terça-feira, 4 de maio de 2021

5 de maio: Dia Mundial da Lingua Portuguesa


No dia 5 de maio, celebra-se pela segunda vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa.Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa".

A Língua Portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul.

O Plano Nacional de Leitura realizou alguns eventos com o objetivo de  celebrar e"elogiar" a Língua Portuguesa.

De 26 de abril a 5 de maio, o PNL2027 divulga depoimentos de várias figuras públicas.  Cliquem aqui e vejam os elogios feitos à Língua Portuguesa.

É também a oportunidade para divulgar alguns podcasts da iniciativa “Eu Conto” que desafiou os falantes de português dos países de língua oficial portuguesa e de Goa, Damão e Diu residentes em Portugal a criarem podcasts de narração oral (lendas e contos tradicionais). Os resultados são transmitidos aqui.

Finalmente o PNL publica diaramente, de 28 de abril a 5 de maio, desafios com palavras das múltiplas variedades do português, com a atividade "Cruzar Palavras, o Português em Várias Geografias".



Sem comentários:

Enviar um comentário