Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Semana da Leitura e das Línguas - English Proverbs

 

Para participares na atividade "English Proverbs" deves clicar num dos seguintes links, escolhe o nível:

ENGLISH PROVERBS - 9th/10t

ENGLISH PROVERBS - 11th/12th

O 25 de Abril na Obra de José Saramago

Trabalho dos alunos SMBA
"O regime caiu. Golpe militar, como se esperava. Não sei descrever o dia de hoje: as tropas, os carros de combate, a felicidade, os abraços, as palavras de alegria, o nervosismo, o puro júbilo. Estou neste momento sozinho: M. foi encontrar-se com alguém do Partido, não sei onde. Vai acabar a clandestinidade. O meu auto-retrato já está muito adiantado. Dormíamos em minha casa, M. e eu, quando o Chico, noctívago, telefonou, aos gritos, que ouvíssemos a rádio. Levantámo-nos de um salto (estás a chorar, meu amor?): «Aqui Posto de Comando das Forças Armadas. As Forças Armadas portuguesas apelam para todos os habitantes da cidade de Lisboa...» abraçámo-nos (meu amor, estás a chorar), e embrulhados no mesmo lençol, abrimos a janela: a cidade, oh cidade, ainda noite por cima das nossas cabeças, mas já uma claridade difusa ao longe. Eu disse: «Amanhã vamos buscar o António.» M. apertou-se muito contra mim. «E um dia destes dar-te-ei uns papeis que aí tenho. Para leres.» «Segredos?», perguntou ela, sorrindo. «Não, papeis. Coisas escritas.»"

José Saramago. Manual de Pintura e Caligrafia. Lisboa: Editorial Caminho, 1
983. p.311

 

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Semana da Leitura e das Línguas

Entre os dias 26 e 29 de abril, comemora-se, nas várias escolas do Agrupamento, a Semana da Leitura e das Línguas com várias atividades no âmbito da leitura, da escrita, da comemoração do Centenário De José Saramago e também no âmbito das línguas estrangeiras – Inglês, Francês e Espanhol.


segunda-feira, 18 de abril de 2022

Newton gostava de ler - lançar a sonda

No âmbito da semana da Ciência, a professora de Físico-Química, Ana Flores, em parceria com a biblioteca escolar, dinamizou a atividade 3,2,1 …lançar a sonda, um dos módulos do projeto Newton Gostava de ler, projeto desenvolvido pela Universidade de Aveiro e a Fábrica da Ciência.  

Participaram nesta atividade 3 turmas do 7.º ano (A, B e D), com o apoio e colaboração das professoras de Matemática, Helena Castro, de Ciências Naturais, Mª. José Quinta e a professora voluntária, Natália Ferreira.

No início da atividade, e como forma de celebrar o Dia Mundial da Poesia, os alunos leram poemas de António Gedeão e de Jorge Sousa Braga (livro Pó das estrelas).  De seguida, em grupo, os alunos projetaram e construíram um sistema de “aterragem” para proteger a sonda espacial (ovo) do embate com o solo, ao menor custo possível (não ultrapassar 50 milhões). A sonda teria de sobreviver a uma queda, de uma altura mínima de 2 metros (janelas da biblioteca situada no 1.º andar), sem sofrer qualquer dano.

Vejam o resultado! A turma D, que beneficiou de mais tempo, não partiu nenhum ovo.

Esta atividade foi muito bem recebida pelos alunos. Foi assim uma forma de trabalhar em equipa e resolver problemas, saindo da sala de aula. 




Concurso Nacional de Leitura - Fase Intermunicipal

No dia 20 de abril, a partir das 12h30, realiza-se a Fase Intermunicipal da Área Metropolitana de Lisboa da 15.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura, na Escola Secundária Seomara da Costa Primo

Esta fase é constituída por duas etapas: prova escrita e prova oral. A prova escrita será realizada por todos os concorrentes e a prova oral destina-se aos cinco concorrentes vencedores da prova escrita de cada nível de ensino.

Os alunos do nosso Agrupamento, Henrique Miranda Gomes e Martim Freire (10.º2), representam o concelho de Amadora no escalão do Secundário; Gabriel Santos (5.ºB) e Beatriz Pereira (6.ºC) no escalão do 2º ciclo.

Os concorrentes apurados para Fase Final do Concurso Nacional de Leitura serão os dois melhores classificados de cada nível de ensino.


Desejamos uma boa participação aos nossos alunos !

Os livros a concurso são:



 

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Dia Mundial da Poesia no Agrupamento

 Implementado pela UNESCO em 1999, o Dia Mundial da Poesia comemora-se todos os anos no dia 21 de março. A poesia é uma expressão íntima e universal que transforma a linguagem comum em formas criativas, reveladoras de ideias, sentimentos e ações. 

De modo a assinalar esta data, as bibliotecas escolares do Agrupamento convidaram a comunidade educativa a ler um poema e a partilhar a sua leitura. Os alunos da Escola Básica Sophia de Mello Breyner Andresen participaram ativamente na atividade. No primeiro ciclo, os alunos construíram uma árvore da poesia e foram lidos poemas. Nos outros ciclos, os alunos assinalaram a data com a leitura de poemas em contexto de sala de aula e na biblioteca.

Convidamos a clicar neste link e ouvir e ver a peformance dos nossos alunos do 5.º, 6.º e 7.ºano.

Árvore da Poesia - EB1/JI da Brandoa 


sexta-feira, 8 de abril de 2022

EXPOSIÇÃO "CASTELOS MEDIEVAIS"

As turmas A, B, C, D, E, F e G do 5º ano, da Escola Básica Sophia de Mello Breyner Andresen, desenvolveram um Trabalho de Projeto denominado Castelos medievais “amigos do ambiente”, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal e em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Os objetivos deste projeto foram: dar a conhecer a estrutura dos castelos medievais portugueses, sensibilizar para a valorização do património histórico, promover a utilização de materiais recicláveis e promover o envolvimento dos Encarregados de educação nas dinâmicas escolares dos seus educandos. A exposição dos trabalhos decorreu junto à biblioteca escolar.

Os professores de HGP e Cidadania e Desenvolvimento elogiam o empenho dos alunos na realização deste trabalho e agradecem a preciosa ajuda dos pais e encarregados de educação que colocaram “mãos à obra” tendo surgido castelos magníficos, reutilizando materiais e juntando diferentes gerações na execução dos mesmos.

      

Parabéns a todos!

 Os professores: Maria da Encarnação Silva e Paulo Rodrigues

Associação de Pais assinala o Dia Mundial da Poesia

 A comunidade educativa através da Associação de Pais foi desafiada a assinalar o Dia Mundial da Poesia com a gravação de um video ou de um podcast e brindou-nos assim com dois poemas de Fernando Namora, o nosso Patrono.






"Terra" e "Cantar d'Amigo" de Fernando Namora

Cantar d’Amigo

Estrangeiro!

talharam-nos em redor fossos, limites

e o cerco das fronteiras.

Estrangeiro! Ninguém entendeu, e nem tu, estrangeiro,

que entre nós não existem cordilheiras.

 

Ficaste de mãos desastradas, indiferentes,

quando a minha vida roçou a tua vida.

De olhos parados, indiferentes,

quando passei a teu lado.

 

Estrangeiro! Ficou-me esse desperdício de um adeus

que as tuas mãos frias não disseram,

nem os teus olhos vidrados,

nem a tua boca selada,

mas que eu pressenti, como alguém á beira de um cais,

ao ver sair barcos com gente que nos é estranha,

agitando lenços estranhos

alguém que sofre por nada.

Iludimos a vida, amigo!

E como para ultrapassar as fronteiras

os fossos,

as ironias

bastaria um só olhar!...

Não, estrangeiro! Vamos misturar o sangue dos rios

o abismo dos mapas

fazer qualquer coisa! misturar, misturar.


Terra

 

Onde ficava o mundo?

Só pinhais, matos, charnecas e milho

para a fome dos olhos.

Para lá da serra, o azul de outra serra e outra serra ainda.

E o mar? E a cidade? E os Rios?

Caminhos de pedra, sulcados, curtos e estreitos,

onde chiam carros de bois e há poças de chuva.

Onde ficava o mundo?

Nem a alma sabia julgar.

Mas vieram engenheiros e máquinas estranhas.

Em cada dia o povo abraçava outro povo.

E hoje a terra é livre e fácil como o céu das aves:

a estrada branca e menina é uma serpente ondulada

e dela nasce a sede da fuga como as águas dum rio.