Pesquisar neste blogue

terça-feira, 30 de abril de 2024

Semana da Leitura : Contar Abril na EB1/JI Sacadura Cabral

A Semana da Leitura decorreu entre 15 a 19 de abril. Contou com a apresentação de diversas atividades e a presença de vários convidados (representantes da autarquia, encarregados de educação, professores, funcionários).

Na Hora do Conto, os convidados leram contos infantis relacionados com liberdade, democracia e igualdade, inspirando reflexões sobre os valores fundamentais da Revolução. 

No Sarau Literário, os alunos celebraram a liberdade de expressão e a diversidade cultural com poesias, músicas e dramatizações.

Nessa semana recebemos ainda convidados especiais que vieram contar histórias de vida, experiências pessoais durante o 25 de Abril.  Partilharam a importância desse acontecimento na história de Portugal.

Abril foi também a ocasião para apresentar duas peças de teatro que tinha como tema a Revolução dos Cravos, destacando os principais eventos e personagens históricos. A primeira peça uma adaptação da obra o Tesouro pelos alunos do 4.ºB e a segunda a apresentação do livro As moscas pelos utentes do lar São José.


Na Oficina de abril, os alunos tiveram a oportunidade de criar, com  vários materiais, cravos, símbolo da Revolução, Revolução dos Cravos. Nesta oficina, aprenderam o seu significado e importância cultural. No dia 18 de abril, numa parceria com a Junta de Freguesia da Encosta do Sol, os alunos colocaram os cravos na rotunda da GALP para serem apreciados por toda a comunidade. 

Construíram chaimites, transporte de tropas durante a Guerra Colonial, que se tornou também outro símbolo da revolução do 25 de abril de 1974.

Os alunos tiveram a oportunidade de ter na escola uma réplica de uma chaimite, contruída a pedido da junta de freguesia da Encosta do Sol para as celebrações dos 50 anos de Abril. Esta chaimite percorreu todas as escolas da freguesia.

Muito destes trabalhos foram expostos juntamente com outros trabalhos de todas as escolas da freguesia da Encosta do Sol, no Fórum da Brandoa, para assinalar esta comemoração e permitir a vinda da comunidade. Todas as turmas visitaram a exposição, foi mais uma experiência educativa e enriquecedora para toda a comunidade.

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Contar Abril - À conversa com ...

O mês de abril foi rico em palestras no Agrupamento com convidados que viverem o 25 de Abril, o dia ou um dos dias mais felizes para todos, pois a professora Irene dos Santos Almeida, no 25 de Abril, dava aulas numa aldeia do Alentejo e não soube logo o que estava a acontecer no país, a rádio recomendava não sair de casa, só no dia 26 de abril é que soube do desfecho do golpe militar e pode festejar o acontecimento. 

Na ESFN, tivemos o prazer de receber para as turmas do 9.º e 12.º anos, dois elementos do Movimento das Forças Armadas, Comandante Henrique Mendonça, ferido de guerra e o coronel Manuel Duran, um dos capitães de Abril, que nos deram uma lição de história e também uma lição de vida sobre os acontecimentos. Falaram do antes, do 25 de Abril e também do depois, dos perigos que ameaçam a Democracia, uma das conquistas do 25 de Abril. Com os seus relatos, despertaram a consciência cívica dos nossos alunos, a importância de continuar a lutar pelos seus direitos e os direitos de todos. Esclareceram algumas questões e desfizeram alguns mitos. 

Na SMBA e na EB1/JI da Brandoa, Irene dos Santos Almeida e Francisco Cantanhede, professor de História e autor de manuais de história, falaram das suas vivências, Irene dos Santos Almeida enquanto professora da escola primária e Francisco Cantanhede enquanto aluno. Através de fotografias da época, contaram aos alunos do 3.º, 4.º e 6.º anos como era a escola antes do 25 de Abril, realçando alguns aspetos da sociedade do Estado Novo e vincando as conquistas de Abril. Alguns exemplos: a pobreza retratada nos pés descalços, o livro único, a fotografia de Salazar em cada sala de aula, a separação de rapazes e raparigas.

São testemunhos importantes para não esquecer Abril.

terça-feira, 23 de abril de 2024

Leituras no Dia Mundial do Livro

 No Dia Mundial do Livro, divulgamos algumas atividades realizadas no âmbito do projeto "Contar Abrl"e da Semana da Leitura da ESFN e da SMBA. 

No dia 16 de abril, 17 alunos do secundário participaram mais uma vez na atividade "Esplanada a Ler". Antes de apresentarem as suas escolhas de leitura, todos leram um poema de abril. 

As escolhas de leituras foram diversificadas, autores mais clássicos como Jorge Amado, Soeiro Pereira Gomes, Saramago, José Régio; outros mais atuais como Colleen Hoover, Hannat Grace, Raul Minha'Alma, Frederik Backman. Foram 90 minutos bem passados à conversa sobre livros.

No dia 17 de abril, realizou-se o concurso de Leitura Expressiva do 2.º ciclo. Este ano, as professoras escolheram um excerto da obra O rapaz da biciclete azul de Álvaro Magalhães que retrata o 25 de abril e a procura da Liberdade. 

Todos os alunos estiveram muito bem . Parabéns aos vencedores: Gabriela Conceição do 5.º G e Margarida Cunha do 6.ºG.

Finalmente, no dia 23 de abril, no Dia Aberto aos encarregados de educação, leu-se novamente Abril. Alunos e pais fizeram a leitura de alguns poemas.

Professoras do grupo 300 leram na sala dos professores poemas de Abril.

segunda-feira, 22 de abril de 2024

50 anos de uma escola diferente

Os alunos participaram em diversas atividades. Foram feitos vários trabalhos que foram expostos nas escolas e no Fórum da Brandoa que deu o nome "50 anos de uma escola diferente" a esta exposição.

 

Namora com Ciência - Newton gostava de ler na ESFN

Nos dias 15 e 19 de abril, no âmbito da Semana da Ciência, os alunos do 9.º 1ª e 9.º 4ª, acompanhados pela professora Ana Flores,  participaram nas sessões sobre Ciência a Motor, modulo IV do projeto Newton gostava de Ler, cujo tema é a energia elétrica. 

Construiram motores vibradores, máquinas de rabiscos que colocaram numa folha de cenário que produziram efeitos muito interessantes. Foram momentos de experiências na biblioteca que motivaram os alunos.



quinta-feira, 11 de abril de 2024

Sacadura Cabral - Prémio: “Tornar a minha escola mais resiliente”

No dia 9 de abril as Turmas do 2º A e 3º D da EB1/JI Sacadura Cabral, recebem o Primeiro Prémio do Concurso Escolar- “Tornar a minha escola mais resiliente”

É com imensa satisfação que partilhamos a notícia emocionante da premiação das turmas do 2º A e 3º D da EB1/JI Sacadura Cabral no "Concurso Escolar - Tornar a minha escola mais resiliente", uma iniciativa conjunta dos Bombeiros Voluntários da Amadora, da Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação Local da Amadora) e do Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal da Amadora.

Este concurso visa promover a criação de conteúdo inovador e informativo sobre prevenção, resposta e recuperação em situações de risco, com o objetivo de fortalecer a resiliência das escolas. As turmas do 2º A e 3º D, destacaram-se pela sua criatividade, demonstrando um compromisso exemplar com a segurança e o bem-estar de sua comunidade escolar.

O 2º A apresentou uma maquete impressionante sobre energias renováveis, não apenas destacando a importância dessas fontes de energia limpa, mas também fornecendo insights valiosos sobre como integrá-las de forma eficaz no ambiente escolar.

Enquanto isso, o 3º D cativou os jurados com a presença da mascote Vitória da Proteção Civil, personificando a determinação e a resiliência diante de desafios. A sua apresentação envolvente e informativa destacou a importância da preparação e da cooperação para lidar com situações de risco, inspirando toda a comunidade escolar.

Parabéns aos alunos do 2º A e 3º D pelo merecido reconhecimento, e um agradecimento especial aos Bombeiros Voluntários da Amadora, à Cruz Vermelha Portuguesa e ao Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal da Amadora por promoverem esta iniciativa valiosa.

Reportagem TV Amadora

Contar Abril – À conversa com o comandante Henrique Mendonça

No dia 9 de abril, no âmbito do projeto Contar Abril, na ESFN, os alunos do 9.º 1, 9.º 3, 9.º 4 e 9.º 6 estiveram a conversa com o comandante Henrique Mendonça, militar da marinha, elemento do Movimento das Forças Armadas.  Fez parte e faz parte ainda de várias associações de deficientes, atualmente na associação AMORAMA, e na Associação dos Deficientes das Forças Armadas.

No início de cada sessão, os alunos assistiram a um vídeo da Associação Conquistas da Revolução de que o comandante Henrique Mendoça é sócio fundador.

De seguida, o comandante explicou a importância do 25 de abril, das conquistas de Abril e comparou com a atualidade. Os alunos tiveram o seu espaço para fazer algumas perguntas.

A curiosidade era saber como tinha perdido o pé na Guiné; se tinha sido obrigado a matar alguém; se tinha conhecido o capitão Salgueiro Maia. Também perguntaram como tinha vivido o 25 de abril. O comandante respondeu que foram os dias mais felizes da sua vida.



Cinco décadas da democracia, o que mudou?

Estão expostos no bar dos alunos da ESFN, 12infográficos oferecidos pela Pordata e pela RBE aos 448 Agrupamentos de Escolas/ Escolas Não Agrupadas inscritas na primeira fase de inscrição na iniciativa Abril depois de Abril.

Estas infografias apresentam as mudanças profundas que ocorreram, entre a década de 1970 e o presente, na educação, no emprego, na população, na economia, entre outras áreas importantes da vida nacional.