Pesquisar neste blogue

terça-feira, 30 de abril de 2024

Semana da Leitura : Contar Abril na EB1/JI Sacadura Cabral

A Semana da Leitura decorreu entre 15 a 19 de abril. Contou com a apresentação de diversas atividades e a presença de vários convidados (representantes da autarquia, encarregados de educação, professores, funcionários).

Na Hora do Conto, os convidados leram contos infantis relacionados com liberdade, democracia e igualdade, inspirando reflexões sobre os valores fundamentais da Revolução. 

No Sarau Literário, os alunos celebraram a liberdade de expressão e a diversidade cultural com poesias, músicas e dramatizações.

Nessa semana recebemos ainda convidados especiais que vieram contar histórias de vida, experiências pessoais durante o 25 de Abril.  Partilharam a importância desse acontecimento na história de Portugal.

Abril foi também a ocasião para apresentar duas peças de teatro que tinha como tema a Revolução dos Cravos, destacando os principais eventos e personagens históricos. A primeira peça uma adaptação da obra o Tesouro pelos alunos do 4.ºB e a segunda a apresentação do livro As moscas pelos utentes do lar São José.


Na Oficina de abril, os alunos tiveram a oportunidade de criar, com  vários materiais, cravos, símbolo da Revolução, Revolução dos Cravos. Nesta oficina, aprenderam o seu significado e importância cultural. No dia 18 de abril, numa parceria com a Junta de Freguesia da Encosta do Sol, os alunos colocaram os cravos na rotunda da GALP para serem apreciados por toda a comunidade. 

Construíram chaimites, transporte de tropas durante a Guerra Colonial, que se tornou também outro símbolo da revolução do 25 de abril de 1974.

Os alunos tiveram a oportunidade de ter na escola uma réplica de uma chaimite, contruída a pedido da junta de freguesia da Encosta do Sol para as celebrações dos 50 anos de Abril. Esta chaimite percorreu todas as escolas da freguesia.

Muito destes trabalhos foram expostos juntamente com outros trabalhos de todas as escolas da freguesia da Encosta do Sol, no Fórum da Brandoa, para assinalar esta comemoração e permitir a vinda da comunidade. Todas as turmas visitaram a exposição, foi mais uma experiência educativa e enriquecedora para toda a comunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário