Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Contar Abril - À conversa com ...

O mês de abril foi rico em palestras no Agrupamento com convidados que viverem o 25 de Abril, o dia ou um dos dias mais felizes para todos, pois a professora Irene dos Santos Almeida, no 25 de Abril, dava aulas numa aldeia do Alentejo e não soube logo o que estava a acontecer no país, a rádio recomendava não sair de casa, só no dia 26 de abril é que soube do desfecho do golpe militar e pode festejar o acontecimento. 

Na ESFN, tivemos o prazer de receber para as turmas do 9.º e 12.º anos, dois elementos do Movimento das Forças Armadas, Comandante Henrique Mendonça, ferido de guerra e o coronel Manuel Duran, um dos capitães de Abril, que nos deram uma lição de história e também uma lição de vida sobre os acontecimentos. Falaram do antes, do 25 de Abril e também do depois, dos perigos que ameaçam a Democracia, uma das conquistas do 25 de Abril. Com os seus relatos, despertaram a consciência cívica dos nossos alunos, a importância de continuar a lutar pelos seus direitos e os direitos de todos. Esclareceram algumas questões e desfizeram alguns mitos. 

Na SMBA e na EB1/JI da Brandoa, Irene dos Santos Almeida e Francisco Cantanhede, professor de História e autor de manuais de história, falaram das suas vivências, Irene dos Santos Almeida enquanto professora da escola primária e Francisco Cantanhede enquanto aluno. Através de fotografias da época, contaram aos alunos do 3.º, 4.º e 6.º anos como era a escola antes do 25 de Abril, realçando alguns aspetos da sociedade do Estado Novo e vincando as conquistas de Abril. Alguns exemplos: a pobreza retratada nos pés descalços, o livro único, a fotografia de Salazar em cada sala de aula, a separação de rapazes e raparigas.

São testemunhos importantes para não esquecer Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário