De acordo com as Nações Unidas, a igualdade de género diz respeito à “igualdade de direitos, responsabilidades e oportunidades das mulheres, homens e crianças”. Ou seja, não é o sexo com que nascemos que define os direitos, oportunidades e responsabilidades que vamos ter ao longo da vida.
Há anos que as questões de género fazem parte da agenda internacional, mas a verdade é que as mulheres e raparigas são vítimas de discriminação e de violência em todo o mundo pelo simples facto de terem nascido com o sexo feminino. O relatório da OCDE “The Pursuit of Gender Equality: An Uphill Battle” garante que em nenhum país do mundo, nem sequer nos mais igualitários, se alcançou a igualdade de género. Aliás, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que estão estipulados para 2030, estabelecem no ponto 5 “alcançar a igualdade entre os géneros e o empoderamento feminino”.
Considera-se que ainda vão ser precisos cerca de cem anos para que todos tenham as mesmas oportunidades e serão mais de duzentos anos até que todos recebam salários iguais por funções iguais.
Os alunos do 12.º2 apresentaram trabalhos bastante interessantes sobre igualdade de género nas áreas da ciência, desporto, comédia, redes sociais e publicidade, cinema, tarefas domésticas, política, empresas, educação e países em desenvolvimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário