No agrupamento, logo no final do 1.º semestre, todos os alunos do Pré-escolar, 1.º, 2.º, 3.º ciclos fizeram cravos nas aulas de expressões e de educação visual, projeto “Encosta o teu cravo ao meu e o sol brilhará para todos nós" desenvolvido em parceria com a junta de freguesia Encosta do Sol, cujo principal objetivo era colorir de cravos a rotunda junto à GALP. Assim aconteceu no dia 18 de abril durante toda a manhã. Este projeto envolveu também as escolas do Agrupamento de Alfornelos, cujos cravos foram plantados na rotunda do metro.
O cravo foi também motivo para uma aula entre o 11.º 2 e o 12.º 4 (História de um cravo). Os primeiros, alunos de Biologia, apresentaram o ciclo de vida do cravo. Foi possível fazer este estudo graças à oferta de 95 craveiras pela produtora Novo Sol Plantas, a Associação Portuguesa de Produtores de Flores Naturais e o Horto do Campo Grande.
Os alunos do 12.º ano apresentaram a visão histórica, a Revolução dos Cravos.
No Agrupamento, os alunos também cantaram Abril. Foram dinamizadas várias atividades em todas as escolas (EB1/JI da Brandoa, EB2/JI Sacadura Cabral, Sophia de Mello Breyner Andresen) e na comunidade, no Mercado da Brandoa. Ouvimos Grândola, Que força é essa, Somos livres, Liberdade, Maré alta e outras músicas.
O lápis azul deu origem ao projeto "A Minha Liberdade é de Todos", colaboração entre a Comissão dos 50 anos do 25 de Abril, o Gerador, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Viarco. Desta vez o lápis azul tornou-se no símbolo de expressão da liberdade. Assim os nossos alunos da ESFN realizaram uma intervenção com o lápis, num pedaço de cartolina branca semelhante ao tamanho de um azulejo tipicamente português. Vejam o mural coletivo de várias escolas aqui.
Este projeto serviu ainda para um workshop para os pais no Dia Aberto à Comunidade.
Alunos, professores, funcionários, pais, entidades da comunidade leram textos de abril nestas datas em que decorreu também a Semana da Leitura nas várias escolas.
Sem comentários:
Enviar um comentário