Pesquisar neste blogue

domingo, 13 de outubro de 2024

Nobel da Literatura 2024 - Han Kang

O Prémio Nobel da Literatura de 2024 foi atribuído à escritora sul-coreana Han Kang, cuja obra já se encontra publicada em mais de 30 línguas. O Comité Nobel distinguiu Han Kang «pela sua prosa poética intensa que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana» e pela sua «consciência única das ligações entre o corpo e a alma, os vivos e os mortos», inovadora na prosa contemporânea, através do seu «estilo poético e experimental».

Han Kang [...} desde muito cedo, paralelamente à escrita, dedicou-se à música e à arte, sensibilidade que transparece no seu estilo literário. Publicou os seus primeiros poemas numa revista literária em 1993 e, dois anos mais tarde, estreou-se na prosa com uma série de contos. 

O seu grande lançamento internacional dar-se-ia com o romance A Vegetariana, de 2007 – publicado por cá pela Dom Quixote – com que ganhou o Man Booker International Prize de ficção, levando ao encantamento global com a literatura coreana.

Na tua biblioteca, podes requisitar a obra O livro branco.

O Livro Branco é uma meditação sobre a cor, que começa com uma simples lista de coisas brancas: a neve, o sal, a espuma das ondas, o papel, o arroz, os cabelos dos velhos, as cobertas em que a mãe da autora embrulhou a primeira filha, que nasceu prematura, muitos anos antes de existir este livro. É também uma reflexão sobre o luto, o renascimento e a tenacidade do espírito humano e uma investigação sobre a beleza, a fragilidade e a estranheza da vida: se, por exemplo, a sua irmã tivesse sobrevivido, teria Han Kang chegado a nascer? Poderíamos nós ler a sua história tão tocante?

In wook.pt






Sem comentários:

Enviar um comentário