Pesquisar neste blogue

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Viajar nas Histórias: "O livro laranja do outono", "Quem quer brincar comigo"

A atividade “Viajar nas histórias” iniciou-se, este ano letivo, com a leitura pela Professora Bibliotecária do Livro “O livro laranja do outono”, de Sophie Coucharriere.

 De seguida, a professora e os alunos conversaram sobre a história e aplicando o referencial Aprender com a Biblioteca Escolar desenvolveram-se várias atividades: resposta a um questionário, construção de frases, realização de um desenho a partir de uma descrição oral de uma paisagem com características e elementos específicos que deviam constar no desenho.

Com estas atividades, trabalharam-se várias áreas curriculares, nomeadamente, em Português, o texto descritivo, o desenho na educação artística/ artes visuais, as estações do ano e os meses, em Estudo do Meio e a quantidade, em Matemática.

Partilhamos convosco aqui o resultado final da atividade das várias turmas participantes da EB1 Sacadura Cabral e da EB1 JI da Brandoa.

O livro laranja e do outono

No Dia do Animal, 4 de outubro, a PB fez a leitura a do livro “ Quem quer brincar comigo?”, de Tino Freitas. Nesta obra, as personagens, um gato, um pato, um lobo, um porco e uma vaca muito brincalhões recebem a visita inesperada de outro animal. 

Para descrever este animal foram explorados os conteúdos de várias áreas curriculares. Assim os alunos consolidaram a noção de  lateralidade através do desenho em matemática; em Cidadania e Desenvolvimento falaram dos Direitos dos Animais e na Educação Artística/Artes Visuais o desenho e as cores.

Quem quer brincar comigo


SINOPSE

De casa ao recreio, da cantina ao jardim, um rapaz interroga-se sobre a chegada do outono: De onde vêm as nuvens? Porque cai a chuva? Como funciona o termómetro? E que legumes são aqueles que crescem na horta? Um livro para descobrir o mundo surpreendente que nos rodeia e saber tudo sobre o outono!

in wook.pt



É engraçado imaginar como "a casa da menina toda a tarde se agiganta e ninguém mais se espanta com tanta visita esquisita": o patinho Todi, o gato Salgado, o porquinho Rosado, a vaca Pintada e até... pasmem - o lobo Furacão!

Ao desdobrar as páginas, o leitor enche-se de curiosidade e embarca na fantasia, vivenciando a melodia das palavras e a beleza das imagens.

 in Fnac.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário