Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 4 de maio de 2022

E assim foi a Semana da Leitura e das Línguas…

Comemorou-se de 26 a 29 de abril a Semana da Leitura e das Línguas. Foram alcançados os objetivos definidos para este projeto: festejar a leitura, o livro, a palavra nas várias línguas, homenagear José Saramago, em todas as escolas do Agrupamento.

Foram diversas as atividades desenvolvidas à volta do livro, da leitura:

§  Concurso de Leitura Expressiva no 5.º e 6.º ano, leitura do texto O Lagarto de José Saramago.

§  Esplanada@ler com os alunos do secundário que, numa conversa amena, partilharam as suas leituras.

§  Encontro com o escritor/poeta Isaac Jaló que durante 90 minutos leu e conversou sobre poesia (sua poesia) e conquistou as duas turmas do 10.ºano com a sua expressividade e “radicalidade”.

§  As turmas do 12.º ano marcaram presença na conferência de Horácio Ruivo, “A representação do Espaço em Saramago: da negatividade à utopia” e ficaram a conhecer mais sobre José Saramago, o homem e as suas ideias.

 

Várias turmas adotaram uma árvore para ler, declamar, conversar nas várias línguas estudadas. Debaixo de uma oliveira e em cima de um pódio, os alunos do secundário discursaram em inglês, retomando assim uma tradição inglesa – Speakers’ Corner.

Leu-se e refletiu-se sobre “as palavras de Saramago”, dentro e fora da sala de aula.

Os alunos mais jovens, aplicando alguns conteúdos, tentaram de forma lúdica vencer os vários concursos propostos: Treasure Hunt, Les phrases en puzzle, Concurso de Ortografia sobre um excerto da obra O silêncio da água de José Saramago, English Proverbs

A turma do 10.º7 dinamizou um atelier, Jouons en Français, para sensibilizar os alunos do 6.º ano para a língua francesa.

Foi também o momento de expor os trabalhos realizados pelos alunos do 2º ciclo sobre as obras estudadas em sala de aula.

Os docentes dos vários níveis de ensino e disciplinas continuaram com a ação Livro à mão em sala de aula ou ao ar livre.

 O grupo de Artes da ESFN embelezou os espaços verdes da ESFN com a Instalação sobre Saramago.


Uma Semana rica do agrado de todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário