Em 2002, a UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia, como resultado da necessidade da humanidade refletir sobre os acontecimentos atuais, fomentando-se o pensamento crítico, criativo e independente, contribuindo assim para a promoção da tolerância e da paz. Desde então este dia é celebrado em todo o mundo na terceira quinta-feira do mês de novembro, que este ano terá lugar a 17 de novembro.
Como todos os anos, o professor Manuel Barroso partilhou a sua reflexão, o seu postal.
No Dia Mundial da Filosofia, não nos esqueçamos
Carlos Vinhal Silva in Público
A Filosofia continua a desempenhar um papel secundário no sistema de ensino português, sendo sempre colocada a possibilidade de esta disciplina vir a cair do currículo.
Na sociedade actual, a posição da Filosofia na sociedade é ambígua; odiada por uns e amada por outros, considerada inútil por muitos e vista como fundamental para alguns, a verdade inegável e histórica é que a Filosofia desempenhou (e ainda desempenha) um papel fundamental no progresso civilizacional do mundo. Tanto é assim que, em 2002, a UNESCO julgou necessário instituir o Dia Mundial da Filosofia, precisamente pela “necessidade da humanidade reflectir sobre os acontecimentos actuais, fomentando-se o pensamento crítico, criativo e independente, contribuindo assim para a promoção da tolerância e da paz”, como se lê no site da Direcção-Geral da Educação.
...
Leiam o resto do artigo do Público aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário