Pesquisar neste blogue

domingo, 17 de maio de 2020

Dia Internacional dos Museus



O Dia Internacional dos Museus é comemorado no dia 18 de maio, há 40 anos. O objetivo desta comemoração é de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento. Este ano, com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão nas instituições culturais, o ICOM (Conselho Internacional de Museus) definiu para esta iniciativa o tema "Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão".
Este ano, a data marca também a reabertura dos museus e outros espaços culturais deste tipo, fechados devido à situação de pandemia da Covid-19.

Algumas sugestões

Exposição "Curador por um dia!" – Fundação Calouste Gulbenkian


Esta exposição virtual e temporária é constituída por meia centena de obras escolhidas pelo público em resposta ao desafio “Curador por um dia!”.
Nesta galeria virtual poderá encontrar uma seleção diversificada de obras do acervo do Museu, legendadas pelos participantes, em resposta aos tempos que atravessamos – se pudessem fazer uma exposição e ser curadores por um dia, que obra de arte escolheriam para enfrentar o futuro?
Entre aqui na exposição-

O Mar é a Nossa Terra – Centro Cultural de Belém
A exposição reabre dia 18 de maio após estar o seu encerramento devido às medidas extraordinárias de resposta à situação epidemiológica do novo Coronavírus – Covid 19. O calendário será prolongado até ao dia 17 de janeiro de 2021.

Exposição “Um Mundo de Máscaras” -  Museu da Farmácia


A exposição “Um Mundo de Máscaras” será inaugurada no Museu da Farmácia, em parceria com outros quatro museus: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Museu da Marioneta, Museu do Oriente e Museu Nacional de Etnologia.
Numa primeira fase, a exposição vai acontecer em www.ummundodemascaras.com , onde podemos conhecer em pormenor mais de 30 máscaras dos vários museus, provenientes de diferentes culturas. A galeria de imagens é acompanhada de textos e vídeos sobre máscaras de rituais, máscaras de protecção, máscaras de tradição, máscaras de cerimónias, máscaras de ópera e de teatro, máscaras de xamãs, de curandeiros e de feiticeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário