Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Toneladas e toneladas de plástico vão parar aos oceanos. Mas onde está ele, que ninguém o vê?

Mais de 80% do lixo marinho é feito de plástico mas, paradoxalmente, os materiais plásticos que os cientistas conseguem contabilizar nos oceanos são apenas 1% de todo o que vai lá parar. Afinal, onde para o plástico?


Esta é uma das mais intrigantes perguntas da última década, que só agora começa a ter uma resposta mais clara, e que, pelo menos em parte, tem a ver com a lenta degradação dos materiais, que com o tempo se vão transformando em pedaços cada vez mais pequenos, até se tornarem microplásticos, que são virtualmente indetetáveis.

Leia o artigo do Diário de Notícia aqui


              91%: A Chocante Percentagem de Plástico que não é reciclado

A produção em massa de plástico, que teve início há apenas seis décadas, cresceu tão rapidamente que criou 8,3 mil milhões de toneladas métricas — na sua maioria, relativa a produtos descartáveis que acabam por ir parar ao lixo. Se esta quantidade parece incompreensível, é porque, de facto, o é. Até mesmo os cientistas dispostos a realizar a primeira contagem mundial da quantidade de plástico produzido, deitado fora, queimado ou colocado em aterros, ficaram horrorizados pela dimensão dos números.

"Todos sabíamos que existiu um aumento rápido e acentuado na produção de plástico desde 1950 até ao presente, mas, na verdade, quantificar o volume de plástico acumulado alguma vez produzido foi bastante chocante", afirma Jenna Jambeck, engenheira ambiental da Universidade de Georgia, especializada no estudo dos resíduos de plástico nos oceanos.
Leia o artigo da National Geographic

Sem comentários:

Enviar um comentário