Pesquisar neste blogue

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Por falar de Amor - A escolha de Vasco Graça Moura

Neste dia de São Valentim, aconselhamos o livro da semana proposto pelo Plano Nacional de Leitura, 366 poemas que falam de Amor de Vasco Graça Moura. Nesta efeméride, o Plano Nacional de Leitura presta homenagem a Vasco Graça Moura.

SINOPSE

Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura. 

A reunião de 366 poemas - um para cada dia - sobre o amor. Grandes poetas escolhidos por um grande poeta.

Nada há de tão natural no mundo da poesia como o tema do amor. Vasco Graça Moura reúne neste livro 366 poemas que falam de amor - que sofrem e exultam, desencorajam e comovem, entristecem e rejubilam, que falam da alegria e da surpresa do amor. E também da sua melancolia, dos seus nomes raros, da evidência, da sua inevitabilidade. Com esta escolha percorre-se também uma vasta tradição da poesia de todos os tempos, uma arte que nunca poderemos esquecer - e o deslumbramento diante do amor, justamente.

In wook.pt

Alguns dos poetas citados:

Al Berto, Alexandre O’Neill, Almeida Garrett, António Ramos Rosa,  Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Cesário Verde, David Mourão-Ferreira, Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa, Jorge de Sena, Louís Aragon, Luís de Camões, Manuel Alegre, Manuel António Pina, , Mário Cesariny, Nuno Júdice, Pedro Homem de Mello, Pedro Mexia, Pedro Tamen, Ruy Belo, Sophia de Mello Breynes Andresen, Vinicius de Morais, Vitorino Nemésio, William Shakespear e muitos outros.


ATÉ AO FIM
intensamente, amor
intensamente
ponho na minha voz esta saudade
que é feita de futuro no presente
e na ilusão é feita de verdade

intensamente, amor
intensamente

desesperando, amor
desesperando
por mesmo assim eu não te dizer tudo
mesmo ao lembrar-me de onde e como e quando
teu coração mudou
mas eu não mudo

desesperando, amor
desesperando

até ao fim, amor
até ao fim do mundo
tal qual Pedro e Inês
aqui te espero
aqui me tens a mim
neste mísero estado em que me vês

até ao fim, amor
até ao fim, amor
até ao fim

Fado de Katia Guerreiro, 2014.
Álbum: Até ao fim
Letra: Vasco Graça Moura (2006)
Música: Tiago Bettencourt

Sem comentários:

Enviar um comentário