Pesquisar neste blogue

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Ondjaki vence Prémio Literário José Saramago 2013

O Prémio Literário José Saramago foi para Ondjaki, escritor e poeta que nasceu em Luanda em 1977, autor do romance Os Transparentes, publicado pela Caminho em 2012 - um retrato de Angola.

Informo a nossa comunidade que Ondjaki foi aluno da ESFN, no 11º e 12º ano, entre 1993 e 1995. Sentimo-nos orgulhosos por esta nova distinção do escritor.

"Este prémio não é meu, este prémio é de Angola." Foi assim que Ondjaki agradeceu o prémio, no valor de 25 mil euros. "Eu não ando sozinho, faço-me acompanhar dos materiais que me passaram os mais velhos. Na palavra 'cantil' guardo a utopia, para que durante a vida eu possa não morrer de sede." 
Leiam o artigo no Público e venham requisitar os livros de Ondjaki na BE.

O Prémio Literário José Saramago, instituído pela Fundação Círculo de Leitores em 1999, é atribuído a uma obra literária, escrita em língua portuguesa por jovens autores, cuja primeira edição tenha sido publicada num país da lusofonia.
O Prémio celebra a atribuição do Prémio Nobel da Literatura de 1998  ao escritor José Saramago, tem uma periodicidade bianual e o valor pecuniário do prémio é de 25 mil euros. 
in Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário