Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Português: Escrita Criativa

2.b) "Foi bonita a festa, pá!"

"Muitos outros países já tinham abolido a ditadura. Era um desejo de muitos, ninguém queria viver oprimido, sem liberdade de se manifestar, de dizerem o que desejavam que fosse feito. E a PIDE perseguia tudo e todos, aplicando torturas desumanas..." 
Diana Santos, 9º3 (1º prémio Básico)


2.a) "Esta é a madrugada que eu esperava..."

"Era uma manhã como qualquer outra. Brincava com os meus amigos no parque, havia muito barulho e eu não estranhava isso. De repente, fez-se um silêncio, tão poderoso que era mesmo ensurdecedor. Ouvia-se ao longe marchas e todos sabiam o que significava. Vinham aí as tropas de Salazar..." 
Francisco Gualdrapa 9º4 (2º prémio Básico)




1.a) "A Rapariga do país de Abril"


"Relembro com saudade aquele dia, lembro-me de cada minuto e de cada segundo e do que senti em cada um dos momentos. Comecei pela ansiedade que atravessou as longas horas da noite que mais tarde traria o mais esperançoso dia a que esta terra de homens humildes e trabalhadores já assistira..."
Miguel Palma, 10º1 (1º prémio Secundário)

2.a)"Esta é a madrugada que eu esperava..."

"Esta é a madrugada que eu esperava. Esperava-a há tantos anos, tinha esta angústia, estas palavras ansiosas, esta sede de uma arte pura, uma arte sem censura. Há anos que escrevo e vejo as minhas palavras serem omitidas, ninguém as lê, ninguém as vê representadas num palco. Ninguém as sente como eu sinto enquanto escrevo e represento. Mas a partir desta madrugada vai ser diferente. Vou poder gritar para o Mundo aquilo que me vai na alma..."
 Ana Martins, 11º2 (2º prémio Secundário)


Leiam os textos premiados.

Sem comentários:

Enviar um comentário