Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Língua Portuguesa comemora 800 anos

Em 27 de Junho de 2014, passam oitocentos anos sobre o mais antigo documento oficial conhecido em língua portuguesa, a nível de Estado - o mais antigo documento régio na nossa língua, o testamento do terceiro rei de Portugal, Dom Afonso II.


Língua portuguesa: porquê 27 de Junho?

"A data que escolhemos, 27 de Junho de 1214, é a data do Testamento de D. Afonso II, o terceiro Rei de Portugal, que é tido pelos especialistas como o mais antigo documento régio, conhecido, escrito em português – e, portanto, o mais antigo texto escrito já na nossa língua ao mais alto nível de um Estado, precisamente o Estado que lhe deu o nome (Portugal) e, mais tarde, o estatuto."

Leia o resto da notícia  no Público

1 comentário:

  1. - Abaixo transcrevo o comentário que foi inserido no jornal o Público, em 19-6 2014, porem, foi eliminado, logo após. - Será que o Público quer, desta forma, ocultar, o máximo possível - o autor desta efeméride?!

    "Comentário de Roberto Moreno.

    Respondo à pergunta do titulo desta notícia:
    - Antes, era 4 de Junho, como constava na página oficial da Torre do Tombo, depois, passou a ser 27, após Roberto Moreno ter solicitado esta correcção.

    - Agradeço à Torre do Tombo, por ter atendido a este pedido e agradeço ao Ribeiro e Castro por ter - SEMPRE, citado a fonte, que é Roberto Moreno que apresentou esta “ideia”, que, na realidade é uma Obra registada na Sociedade Portuguesa de Autores, desde 2009, por se tratar de um apêndice da fundamentação científica para uma Obra maior - uma Tese de Doutoramento, onde se propõe que a língua portuguesa seja universal, ou seja, uma Língua da Terra - uma GEOLÍNGUA.

    Estou à disposição para narrar, todo o projecto apresentado na SPA e na Assembleia da República, entre outros.

    ResponderEliminar