Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Dia Internacional dos Museus- Mais sugestões


O Plano Nacional de Leitura apresenta  nesta página vários projetos  para assinalar o Dia Internacional dos Museus.

Por exemplo:

Veja aqui os projetos de Arte que as escolas estão a desenvolver.



Conheça um museu para visitar e explorar com os mais novos, em Inglês, com muitas sugestões de jogos, vídeos e atividades de expressão artística  para ver e fazer  sem sair de casa.


Viste virtualmente mais de 500 museus e galerias de todo o mundo. 



O Dia Internacional dos Museus é marcado no Museu Nacional de Arte Antiga pelo arranque da intervenção na mais importante das pinturas portuguesas, Os Paneis de São Vicente. Os visitantes vã poder ver a evolução do restauro.


Os Painéis de São Vicente (c.1470), atribuídos a Nuno Gonçalves, são a mais celebrada das pinturas portuguesas, uma obra que atrai e intriga desde que em 1882 foi descoberta no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Alfama. Muito danificado à data, com grandes lacunas, este políptico — são seis os painéis que o compõem, sendo dois grandes, os centrais, e quatro pequenos, dois de cada lado — foi restaurado em 1909-10 pelo pintor Luciano Freire e, desde então, ninguém lhe mexeu, o que não é de estranhar já que uma intervenção desta natureza, numa obra com tamanho valor artístico e simbólico, se faz, no máximo, uma vez em cada século.

Sem comentários:

Enviar um comentário