Pesquisar neste blogue

sábado, 20 de março de 2021

Dia Mundial da Poesia - Arthur Cruzeiro Seixas

 "Quando faço poesia pinto, e ao pintar faço poesia”. Artur Cruzeiro Seixas

Esta semana, na rúbrica “um livro por semana”do Plano Nacional de Leitura, o autor escolhido foi pintor e poeta Arthur Cruzeiro Seixas.

Deixamos aqui um poema, um quadro e uma pequena biografia da wook.pt deste artista que nasceu na Amadora.

 

Cada poema

cada desenho

são os marinheiros que navegaram na minha cama

são uma revolução não só gritada na rua

são uma flor nascendo nos campos

e é o luar e a sua magia

e é a morte que não me quer

e é UMA MULHER

surpreendente como marinheiro

luminosa como a palavra REVOLUÇÃO

tão natural como o malmequer

tão metafísica como o luar

tão desejada como a morte hoje

A MINHA MÃE

Infinita e profunda

Como o mar.

                                        Áfricas


“Decano da arte portuguesa e um dos grandes nomes do Surrealismo português e europeu, Artur do Cruzeiro Seixas nasceu em 1920, na Amadora. No seu longo percurso artístico, conta com uma fase expressionista, outra neorrealista e outra, com início no final dos anos 40, mais prolongada, em que integra o movimento Surrealista Português, ao lado de Mário Cesariny, Carlos Calvet, António Maria Lisboa, Pedro Oom ou Mário Henrique Leiria. Foi um dos seus precursores e atualmente é considerado um dos seus máximos expoentes, considerando-se que o surrealismo fantástico visível na sua obra tenha tido como principal inspiração o trabalho do artista De Chirico. É autor de um vasto trabalho no campo do desenho e pintura, mas também na poesia, escultura e objetos/escultura [...] 

Em outubro de 2020 foi agraciado pela Ministra da Cultura, com a Medalha de Mérito Cultural, "reconhecimento institucional, mas é também um reconhecimento pessoal de alguém que se junta aos muitos que o admiram e que em si reconhecem um olhar que sempre viu mais longe e mais profundo". Morreu a 8 de novembro de 2020, em Lisboa, prestes a completar 100 anos."

 in wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário