Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Em que pensas tu?

Uma das características próprias do ser humano é o pensamento. Este distingue-nos dos animais, mas também nos torna seres únicos e individuais, todos temos a possibilidade de pensarmos diferentemente.

O livro Em que pensas tu? de Laurent Moreau, expõe  a essência do pensamento, como um resultado da ação conjugada entre a  inteligência, a memória, a imaginação, as aprendizagens já realizadas e as emoções.

Este livro incita o leitor a vaguear pelas páginas na descoberta de várias personagens e aquilo que vai nas suas mentes, chamando a atenção para as suas vivências e os seus sentimentos.

As personagens são apresentadas sempre na mesma proporção, sendo o busto a parte escolhida e muitíssimo ilustrada. O rosto da personagem traduz-se numa janela (lift the flap) onde o leitor descobre aquilo que vai na sua cabeça quando essa janela de levanta.


A atividade dinamizada na EB1/JI da Brandoa, realizou-se em três momentos: a leitura da história, o diálogo e questionamento, entre a PB e os alunos, sobre os elementos constituintes do pensamento e sobre a diversidade de pensamentos e, por último, a mostra do pensamento de cada aluno em desenho.


Esta atividade teve como objetivos os alunos perceberem o que carateriza o pensamento e, simultaneamente partilharem, criativamente e sem grandes constrangimentos, aquilo em pensam (projetos e/ou lembranças, o que sentem (desejos e/ ou anseios) o que gostam,  e de alguma forma partilhar o que por vezes não é fácil de demonstrar ou de compreender.



Sem comentários:

Enviar um comentário