Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Newton gostava de ler - lançar a sonda

No âmbito da semana da Ciência, a professora de Físico-Química, Ana Flores, em parceria com a biblioteca escolar, dinamizou a atividade 3,2,1 …lançar a sonda, um dos módulos do projeto Newton Gostava de ler, projeto desenvolvido pela Universidade de Aveiro e a Fábrica da Ciência.  

Participaram nesta atividade 3 turmas do 7.º ano (A, B e D), com o apoio e colaboração das professoras de Matemática, Helena Castro, de Ciências Naturais, Mª. José Quinta e a professora voluntária, Natália Ferreira.

No início da atividade, e como forma de celebrar o Dia Mundial da Poesia, os alunos leram poemas de António Gedeão e de Jorge Sousa Braga (livro Pó das estrelas).  De seguida, em grupo, os alunos projetaram e construíram um sistema de “aterragem” para proteger a sonda espacial (ovo) do embate com o solo, ao menor custo possível (não ultrapassar 50 milhões). A sonda teria de sobreviver a uma queda, de uma altura mínima de 2 metros (janelas da biblioteca situada no 1.º andar), sem sofrer qualquer dano.

Vejam o resultado! A turma D, que beneficiou de mais tempo, não partiu nenhum ovo.

Esta atividade foi muito bem recebida pelos alunos. Foi assim uma forma de trabalhar em equipa e resolver problemas, saindo da sala de aula. 




Sem comentários:

Enviar um comentário