Pesquisar neste blogue

terça-feira, 25 de outubro de 2022

MIBE: Ler para a Paz e Harmonias Globais – Ler contra o preconceito

Na turma 11.º5, a celebração do MIBE foi a oportunidade para através da leitura refletir, dialogar, debater, apresentar vários pontos de vista.

A professora de Filosofia, Carla Jerónimo, escolheu explorar com os seus alunos a obra,  A história do homem calado, de Valter Hugo Mãe e levá-los a desenvolverem o seu sentido crítico relativo ao porquê da existência de estereótipos e preconceitos e consequente discriminação. Fê-los refletir ainda sobre a importância da desconstrução das ideias feitas e dos sentimentos negativos em prol da defesa dos direitos humanos, da igualdade entre todas as pessoas e da paz, enfim em busca de uma convivência harmoniosa entre todas as pessoas, enaltecendo o respeito pelo outro e investindo em ações que promovam a liberdade, a responsabilidade, a solidariedade, a tolerância, a gentiliza, a amizade, a cooperação, a união, isto é agir para o desenvolvimento de um mundo melhor.

Após a leitura, o diálogo e a reflexão, os alunos foram desafiados a ilustrar um dos momentos de cada uma das páginas do livro, cujo excelente resultado vos apresentamos. Cliquem na imagem para ver a apresentação.


Sem comentários:

Enviar um comentário