Pesquisar neste blogue

sábado, 12 de novembro de 2022

Viajar nas histórias - O vendedor de Felicidade de Davide Cali

A atividade “Viajar nas histórias” que se realiza no âmbito do Ler com a Biblioteca Escolar, em 3 momentos (leitura da obra, diálogo sobre a mesma e exercício prático de articulação com o currículo) está de volta. A história lida foi O vendedor de Felicidade de Davide Cali.  A felicidade, tema desta obra, um dos vários sentidos da vida humana, propiciou a reflexão,  o questionamento, a busca de respostas e o diálogo.

Surgiram várias questões como:

será que a felicidade tem preço?

A felicidade implica partilha?

Como podemos fazer os outros felizes? O que nos torna felizes?…

E também várias respostas, chegando os alunos à conclusão que a felicidade não tem preço, que  é uma conquista, que  ninguém é feliz sozinho, que resulta da união com os outros.  É um caminho que fazemos ao longo da vida, que implica empatia, apego e partilha de momentos em família, amigos e colegas e um caminho que se constrói sem egoísmo.  

Esta leitura/debate permitiu o exercício de um pensamento autónomo “à maneira dos aprendizes de filósofos”.  

Além do desenvolvimento da compreensão leitora e do espírito crítico, foram trabalhados e revistos os conteúdos da disciplina de português do 3º ano (os verbos das três conjugações) e de Matemática (metade, dobro, a divisão, multiplicação no âmbito do domínio dos números e operações).

Sem comentários:

Enviar um comentário