Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Alice Vieira: "É ignorância. Não sabem quem foi o Padre António Vieira"


A escritora está a concluir a biografia do jesuíta num formato destinado ao público mais jovem. "Espero que pelo menos os jovens leiam a biografia e percebam a figura importante que ele foi", afirma.
"Isto anda tudo doido... Eu estou a escrever a biografia do senhor, quer isto dizer que quando o livro for publicado (se a editora não voltar atrás...) vai ser queimado como no tempo da Inquisição?", questionou.
O que aconteceu em Lisboa parece ter sido um episódio de mimetismo do que tem acontecido nos EUA e em alguns países europeus, onde uma onda de protestos contra o racismo tem levado ao derrube de estátuas de figuras consideradas colonizadoras e esclavagistas, na sequência das manifestações contra a morte do afro-americano George Floyd.
No entanto, ao contrário do que pensou quem pintou a estátua do Padre António Vieira, o jesuíta nunca foi um esclavagista, antes pelo contrário, defende Alice Vieira.
"Não há razão nenhuma [para o consideraram esclavagista], porque ele sempre defendeu os escravos, sempre defendeu os indígenas", lembrou.
No entanto, a biógrafa da figura histórica alerta que "mesmo que fosse verdade, que o Padre António Vieira tivesse tido escravos, não podemos julgar hoje o que foi feito há uma data de anos... Todos os reis portugueses tiveram escravos. Aquilo era uma época, agora é outra", sustenta a escritora.
Alice Vieira está a escrever a biografia do jesuíta no âmbito de uma coleção sobre figuras da história e da literatura que é publicada pela Imprensa Nacional e se destina ao público jovem.
É nos leitores mais novos - grandes fãs de todos os seus livros - que reside a esperança da escritora em que se faça justiça em relação à importância do Padre António Vieira.

Leia o resto do artigo em DN.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário