Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Padre António Vieira com Ensina RTP

Apresentamos alguns vídeos de Ensina RTP para conhecer melhor esta figura da cultura portuguesa, hoje no centro das atenções devido à vandalização da sua estátua.

Padre António Vieira, defensor dos índios e dos escravos negros
O profundo humanista que foi Padre António Vieira não podia ficar indiferente à brutalidade com que os ameríndios e os escravos negros eram tratados no Brasil. Uma prática, aliás, consentida por toda a Europa colonizadora. O missionário tudo viu e tudo denunciou na corte portuguesa. O que pedia era dignidade e tolerância para com os povos subjugados. Os índios chamavam-lhe o «Padre Grande»


As ideias que defendeu e as causas que combateu fazem de Padre António Vieira uma espécie de revolucionário português do século XVII. Numa época marcada pelo absolutismo, o pregador jesuíta mais famoso de sempre não hesitou em defender os oprimidos, em denunciar injustiças e atacar poderes dominantes. Nem mesmo o Santo Ofício escapou às suas críticas. A coragem e a liberdade são marcas da longa vida deste homem invulgar, modelado pela formação na Companhia de Jesus e pela estética barroca.


O pregador que falou aos homens e aos peixes fez da palavra "matéria-prima do seu ofício". O fulgor da oratória e da prosa de Padre António Vieira revelam um cuidado extremo com esse elemento vital, fonte incessante da sua plural vida; no que disse, no que fez e no que escreveu. Fernando Pessoa não teve dúvidas e chamou-lhe o Imperador da Língua Portuguesa.


Religioso, diplomata e escritor, foi uma das figuras mais influentes da cultura portuguesa do século XVII. Defensor do oprimidos, como os indígenas e os cristãos-novos, deixou um conjunto de sermões que são objeto de estudo em Portugal e no Brasil.

Sem comentários:

Enviar um comentário