Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Outubro: Mês das Bibliotecas Escolares

OUTUBRO: MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR, um mês dedicado à celebração das bibliotecas escolares.


O tema do MIBE 2021 “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo” é baseado no tema da Conferência da IASL de 2021 “Uma rica tapeçaria de prática e pesquisa ao redor do mundo.” A expressão “Era uma vez…” transporta-nos imediatamente para o mundo mágico dos livros, através do qual partilhamos a vida de fadas, duendes e muito mais. Existem histórias que foram transmitidas há muito tempo, de geração em geração, e que nos ensinam sobre os valores humanos e a cultura. Vamos ligar-nos e aprender mais sobre diferentes países de todo o mundo, através das histórias.

Este ano, convidaram a comunidade educativa a pensar e celebrar a ligação entre livros, leitura, bibliotecas escolares, contos de fadas e contos tradicionais. 


As professoras bibliotecárias, aproveitando o tema, lançaram vários desafios à comunidade educativa. Os pais e familiares foram convidados a gravar um podcast de uma história real ou de ficção. Aos diretores de turma foi enviado um conjunto de contos do Mundo que deviam partihar com os docentes do seu conselho de turma. A ideia é ler nas várias disciplinas durante uma semana ou no Dia Nacional das Bibliotecas Escolares, 25 de outubro. Aos alunos do curso profissional Apoio Psicossocial foi feito o desafio de lerem para os alunos do 1º ciclo.


Esta é uma oportunidades para iniciar o projeto #Escola a Ler.


Partilhamos aqui o conjunto de textos maravilhosos do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário