Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Um livro com fome - Semana da Alimentação

Na comemoração da semana da alimentação (de 18 a 23 de outubro), a professora bibliotecária leu e explorou com as turmas do 1º ciclo a obra Um livro com fome de André Madaleno.

Um livro muito divertido, no qual a alimentação é abordada de forma lúdica e interativa. O livro fala do que é que um livro para crianças se pode alimentar e, ao longo da história, vamos percebendo que, por mais coisas que lhe ofereçam (alimentos para pessoas como verduras, pão, sopa, fruta…), ele rejeita-as, até que, finalmente, revela que aquilo que o satisfaz são: os sonhos, a imaginação, os receios, as aprendizagens, o divertimento que as crianças retiram das leituras e, que tornam possível o livro existir.

Após a leitura, utilizando-se o método dialógico-interrogativo, os alunos puderam refletir sobre os hábitos de vida saudável e o direito à alimentação, permitindo assim a articulação curricular  com as áreas de Estudo do meio, Cidadania e Desenvolvimento e Expressões (área Físico-motora).  Esta atividade permitiu ainda desenvolver o espírito crítico e as competências da literacia da informação.


Veja aqui o vídeo desta história.

Sem comentários:

Enviar um comentário