Pesquisar neste blogue

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Ainda o Dia Mundial de Filosofia

Apresentamos a tradcional  reflexão do professor Manuel Barroso que,  este ano , associou-a muito bem ao nosso nobel José Saramago que incomodou muita gente com as suas reflexões, a sua obra. 

Saramago disse: "A minha posição é de constante interrogação". É esta atitude que o professor Manuel nos aconselha também seguir.




«O Evangelho segundo Jesus Cristo, dizia, é o romance que gerou mais polémica e é a causa de ter mudado a minha residência de Lisboa para Lanzarote, em Espanha. É um livro que não projetei, porque jamais me havia passado pela cabeça escrever uma vida de Jesus, havendo tantas e sendo tão diferentes as interpretações que dessa vida se fizeram, destrutivas por vezes, ou, pelo contrário, obedecendo às imposições restritivas do dogma e da tradição. Enfim, sobre o filho de José e Maria disse-se de tudo, logo não seria necessário um livro mais, e ainda menos o que viria a escrever um ateu como eu. Simplesmente, o homem põe e a circunstância dispõe e aqui está o que me impeliu a uma tarefa cuja complexidade ainda hoje me assusta.»
José Saramago, in A Estátua e a Pedra




«A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com Deus, nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a ele.»

José Saramago

In wook.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário