Pesquisar neste blogue

sábado, 20 de novembro de 2021

Dia Mundial da Filosofia 2021

Para assinalar o Dia Mundial da Filosofia, que se comemora sempre na terceira quinta-feira do mês de novembro, e em ano da celebração do Centenário de José Saramago apresentamos a reflexão do aluno Rodrigo Coelho sobre uma citação do escritor.

Convidamo-los a descobrir o pensamento (sempre atual) de José Saramago e refletir sobre as suas palavras como fez o Rodrigo.

Agradecemos o professor Manuel Barroso pela partilha.

 

“Eu acredito no respeito pelas crenças de todas as pessoas, mas gostaria que as crenças de todas as pessoas fossem capazes de respeitar as crenças de todas as pessoas” – José Saramago

 

Nesta frase, José Saramago apresenta-nos rapidamente um dos problemas mais controversos e definidores da nossa sociedade. O Paradoxo da Tolerância, que diz que a tolerância ilimitada daria lugar ao desaparecimento da tolerância. Neste caso a tolerância e respeito por aquilo em que os outros creem, com a problemática de que às vezes aquilo em que outros creem não respeita toda a gente. Mesmo com isto, o escritor toma o lado do respeito e tolerância, não deixando de apresentar o seu descontentamento de que este não lhe seja retribuído. Porém, faz-nos entender que não toma como condição que os outros respeitem toda a gente.

Relaciono-a com este dia comemorativo, acima de tudo, do pensamento, porque esta nos leva a refletir sobre as convicções que possuímos em relação ao outro e como não devemos restringir a sua liberdade por discordarmos em algo.

Finalmente concluo que se a tolerância e respeito partisse de cada um, seria possível atingir um equilíbrio ideológico, em que cada um é capaz de filtrar métodos de pensamento que rebaixem o seu igual que, simplesmente, difere na forma de pensar.

No final de contas, somos todos humanos e possuímos razão, seja esta uma bênção ou a nossa ruína, devemos caminhar juntos em direção a um futuro em que todos sejam capazes de expressá-la com finalidade agregadora e construtiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário