Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Luís Sepúlveda


"Admiro os resistentes, os que fizeram do verbo “resistir” carne, suor, sangue, e demonstraram sem espaventos que é possível viver, mas viver de pé, mesmo nos piores momentos."

“Somente aqueles que ousam podem voar.”
Luis Sepúlveda

Luís Sepulveda morreu hoje, 16 de Abril de 2020, aos 70 anos, vítima de coronavirus.

Luis Sepúlveda nasceu no Chile a 4 de outubro de 1949. Entre os livros mais conhecidos e aclamados do escritor estão "História de Uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar" e "O Velho que Lia Romances de Amor".
Escreveu desde contos, romances a livros de viagem, ensaios, tendo trabalhado também como repórter. O último livro que escreveu foi "História de Uma Baleia Branca", publicado em 2019.
O escritor chileno abandonou o seu país de origem em 1977, durante a ditadura de Pinochet. Esteve ligado a vários movimentos de inspiração comunista e socialista. tendo-se mesmo alistado nas fileiras sandinistas no final dos anos 70, em concreto na Brigada Internacional Simon Bolívar.
Foi também defensor de causas ambientais, tendo trabalhado com a Greenpeace nos anos 80. Interessou-se pelos contrastes regionais na América Latina e defendeu as origens mapuche da família, que homenageou no livro "História de Um Cão Chamado Leal"
[…]
Em Portugal, a sua obra está integralmente publicada e alguns dos livros fazem  parte do Plano Nacional de Leitura.

In rtp.pt

Veja a sua participação no programa Todas as palavras

Sem comentários:

Enviar um comentário